A fundação é um dos principais elementos de uma obra, pois a mesma é responsável por transmitir as cargas da superestrutura para o solo. Tendo em vista que ela está inserida na camada de solo, o conhecimento dos parâmetros de resistência do mesmo é de fundamental importância para a projeção das dimensões da infraestrutura. Uma das metas do engenheiro civil num empreendimento é obter um projeto econômico. Diante disto, a finalidade deste trabalho é a obtenção de uma maior economia na fundação superficial com a adição de uma camada de solo cimento, resultando na melhoria dos parâmetros de resistência da mesma e consequentemente, maior capacidade de carga do sistema solo-sapata. Através do ensaio de cisalhamento direto, foi realizada uma comparação dos parâmetros de resistência do solo de uma amostra indeformável e do mesmo solo com adição de cimento para duas proporções, com 14 e 21 dias de cura, além de realização do ensaio de compressão axial para análise do desempenho do solo natural e com adições de cimento em duas proporções. Por fim, foi efetuado o ensaio de adensamento nos corpos de prova com aditivo para observar seus comportamentos quanto à deformação. Em sequência foi simulada a projeção de uma fundação superficial na região central de Porto Nacional-TO, tanto com os parâmetros do solo no estado original, quanto com a adição de cimento nas duas proporções. O resultado foi uma otimização na capacidade de carga com o aditivo no solo, resultando num projeto mais econômico tendo em vista que as dimensões da fundação foram reduzidas, ocasionando a redução da área de aço na fundação.
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