A Construção De Dois Túneis Do Metrô – Rj Sob Edifício De 7 Andares Em Copacabana – Um Desafio À Engenharia De Túneis

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A Construção De Dois Túneis Do Metrô – Rj Sob Edifício De 7 Andares Em Copacabana – Um Desafio À Engenharia De Túneis

Giorgio Guatteri (1) José Ricardo Lopes (1) Clóvis Primo (2) Vera Maria Brautigam (3) Luis Eduardo Sózio (4) Akira Koshima (1) Luiz Guilherme De Mello (5)

(1) Novatecna S/A (2) Construtora Andrade Gutierrez S/A (3) RioTrilhos (Metrô RJ) (4) Promom Engenharia S/A (5) Vecttor Engenharia S/C Ltda.

Resumo:

O Metrô do Rio de Janeiro está estendendo em 750m a linha 1, da Estação Cardeal Arcoverde ao coração de Copacabana, com a construção da Estação Siqueira Campos e Zonas de Manobras. As obras subterrâneas em dois túneis independentes, porém justapostos, cruzam rochas e solo arenoso de grande complexidade hidro-geológica e atravessam uma área densamente povoada. Um dos maiores desafios foi a passagem dos túneis em NATM, previamente tratado com jet grouting horizontal, conformando uma câmara cônica, em 360º, em torno da seção de escavação, com um septo horizontal em cada módulo de avanço, com cobertura da ordem de 6m sob as fundações diretas de um edifício cinqüentenário, de 7 andares, em fundação direta, apoiando no sedimento arenoso (areia de praia). A obra nesse trecho foi concluída com sucesso absoluto, dentro das expectativas iniciais do projeto, sendo de aplicação fundamental o “preventer” no tratamento do maciço.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 1º Congresso Luso-Brasileiro Geotecnia (2002), Vol. 1, Tema Escavações Subterrâneas - Obras Metroviárias, Pág. 1-12

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Metodologias: Jet grouting