Newsletter N.º 24 (Maio/Junho 2016)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios, 

Quando esta Newsletter vos chegar estaremos a poucos dias do nosso 15° Congresso, na FEUP, que decorre em simultâneo com o Congresso Luso-Brasileiro, em co-organização com a ABMS. Na sessão de encerramento do Congresso tomarão posse os novos órgãos sociais da SPG e este é o último editorial que vos escrevo, na qualidade de Presidente da Direcção da SPG.

Gostava, assim, de vos fazer um muito breve resumo do trabalho desenvolvido durante os últimos quatro anos, nas suas linhas mais gerais, e de agradecer a todos quantos contribuíram para essa actividade. 

Procurámos, em primeiro lugar, apoiar e dar autonomia às comissões técnicas da SPG, tendo assistido com agrado à criação, por iniciativa dos proponentes, de duas comissões durante o nosso mandato (a CPGA e a CPGT), que se juntaram às já existentes CPT e IGS-Portugal. As quatro comissões técnicas asseguram um conjunto importante de iniciativas, muitas vezes em co-organização com outras instituições e em certos casos inaugurando relacionamentos institucionais da SPG com algumas, descentralizando a sua acção para além da geotecnia e procurando por vezes chegar a outros públicos, para além dos tradicionais. Algumas dessas iniciativas foram eventos de grande dimensão e impacto, outras de público mais restrito, mas todas mostraram a excelente resposta que as comissões técnicas foram dando ao nosso desafio. O meu primeiro agradecimento é, portanto, a todos aqueles que participaram em nome da SPG e com a SPG nas actividades desenvolvidas pelas comissões técnicas. Destaco, naturalmente, as Direcções das comissões técnicas, mas esse trabalho foi frequentemente feito em colaboração com muitos outros colegas que incluo no meu agradecimento. 

Procurámos, em segundo lugar, manter as actividades tradicionais da SPG, tais como a Lição Manuel Rocha, a Lição Victor de Mello, os Congressos Nacionais, Luso-Brasileiros e as jornadas Luso-Espanholas, os Prémios, a participação na co-edição das revistas Geotecnia e Soils and Rocks, e acrescentando-lhes, por exemplo, esta Newsletter que entretanto se tornou também ela tradicional.

De salientar também a melhoria nas relações com a ABMS e a com a SEMSIG cujo corolário foi o início da edição da Geotecnia pelas três sociedades, em português e espanhol.

A todos os colegas que nas suas diversas formas colaboraram nestas acções, Palestrantes, Comissões Organizadoras, de Acompanhamento, Científicas, membros de Júris, Editores, Direcções das Revistas, membros das Comissões Editoriais, revisores dos artigos, autores, patrocinadores, entre outros, o meu sincero agradecimento pelo importantíssimo contributo.

Em terceiro lugar, procurámos racionalizar a nossa participação nas Sociedades Internacionais que representamos. A SPG entrega antecipadamente às Sociedades Internacionais que representa – a ISSMGE, a ISRM, a IAEG, a CPT e a IGS – as quotas dos nossos associados que se inscreveram igualmente como sócios dessas Sociedades. Não pode e não deve manter como sócios dessas Sociedades os colegas que não pagam as suas quotas atempadamente. Fomos, portanto, mais exigentes no cumprimento dessa obrigação e verificámos uma redução do número desses sócios. Mas o resultado dessa racionalização corresponde de forma mais aproximada à realidade da SPG. Agradeço a todos aqueles que cumprem as suas obrigações para com a SPG no tempo certo, e que dessa forma simples contribuem para a nossa Sociedade. 

Em quarto lugar, melhoramos a participação da SPG nas reuniões das Sociedades Internacionais que representamos, usando parte dos resultados gerados pelos eventos que organizámos, para financiar a presença de alguns sócios que participaram mais activamente na nossa Sociedade, nomeadamente nas comissões técnicas. Este apoio só é possível pela utilização das verbas geradas pelos eventos que têm resultado financeiro para a SPG. Neste âmbito, os Congressos Nacionais são particularmente importantes, mas outros eventos têm igualmente dado o seu contributo significativo. Não é objectivo da SPG que toda a sua actividade gere receita, mas alguma da actividade tem que cumprir esse objectivo fundamental para que os apoios que neste mandato procurámos garantir sejam possíveis. Agradeço, assim, a todos aqueles que contribuiram para este objectivo, tanto na geração de receitas como posteriormente na representação da SPG. Agradeço igualmente àqueles que sem apoio da SPG a representaram em diversas ocasiões.

Agradeço finalmente aos membros dos órgãos sociais da SPG, ao Conselho Consultivo, aos meus colegas da Direcção e à Dra Catarina Luís por todos os contributos e colaboração. Uma palavra também de agradecimento ao LNEC, na pessoa do seu Presidente, pelo apoio que sempre prestou à SPG.

Desejo os maiores sucessos aos membros eleitos e que tomarão posse na Sessão de Encerramento do Congresso e apelo aos sócios para a mobilização e participação nos próximos eventos e iniciativas da SPG.

José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

XV Congresso Nacional de Geotecnia e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia


 

A escassos dias do 15º Congresso Nacional de Geotecnia/8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia augura-se mais um evento muito profícuo para a comunidade geotécnica lusófona.

O número de participantes ultrapassará as 4 centenas, tendo sido aprovados cerca de 280 trabalhos, nos mais diversos temas, com a participação de quase 700 autores. As palestras especiais, a seguir elencadas, permitem antever uma elevada qualidade científica e técnica:

• AlessanderKormann (UFPR, Fugro) - Integração de Modelos Geológico-Geotécnicos e Dados de Instrumentação: um Caso Desafiador de Reforço de Maciço na Serra do Mar Brasileira
• André Assis (UnB, ABMS) - Obras Subterrâneas e Sustentabilidade das Cidades
• António Pinelo (LNEC, Centro Rodoviário Português) - A Geotecnia ao Longo da Vida das Infraestruturas de Transportes
• Eduardo Alonso (UPC) - Efectos del Clima en Taludes y Laderas
• Jorge Sousa Cruz (LCW Consult) - Dimensionamento de Barragens com Fendas ("SlitDams") para Controlo de Material Sólido em Bacias de Regime Torrencial
• Maria de Lurdes Lopes (FEUP) - 25 Anos de Investigação na FEUP no Domínio dos Geossintéticos
• Maurício Abramento (USP, CEG Engenharia) - Melhoria e Reforço de Maciços: Aspetos Teóricos e Casos de Obras
• Paulo Natário (SOLETANCHE) - Obras de Melhoramento e Reforço de Solos

De especial relevância será a V Lição Victor de Mello, que decorrerá na 2ª feira, dia 20 de junho, proferida por Jean Pierre Giroud e intitulada Leakage Control Using Geomembrane Liners.

O programa social está a ser encarado com particular cuidado, de modo a potenciar o convívio entre participantes e a fruição do Porto, na semana em que se celebram as festas de S. João, padroeiro da cidade.

A FEUP, a SPG e a ABMS esperam por si no Campus da FEUP entre 19 e 23 de junho!

Prémios Jovens Geotécnicos

O 7º Encontro de Jovens Geotécnicos vai decorrer na tarde do dia 19 de Junho, durante o XV Congresso Nacional de Geotecnia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Porto.

Durante o Encontro vão ser apresentadas comunicações em Língua Portuguesa e comunicações em Língua Inglesa, selecionadas a partir do conjunto de trabalhos concorrentes aos Prémios Jovens Geotécnicos.

O Júri de apreciação dos trabalhos concorrentes é constituído por: Prof. António Topa Gomes (FEUP/SPG), por delegação do Presidente da SPG; Prof.ª Teresa Santana (UNL), membro nomeado pela Assembleia Geral da SPG; Eng. Alexandre Pinto (JetSJ/IST); Inv. Marília Oliveira (LNEC); e Prof. Ricardo Resende (UL).

Palestra do Prof. Manoel Maia Nobre

/imgs/Newsleters/24/Fotografia_Prof_Manoel.jpgA Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (CPGA/SPG) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) convidaram o Prof. Manoel Maia Nobre para proferir a Palestra sobre "Processos de Recuperação de Solos e Águas Subterrâneas em Diferentes Condições Ambientais".

O Prof. Manoel Maia Nobre é Mestre em Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(Brasil) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade de Waterloo (Canadá). É atualmente professor na Universidade Federal de Alagoas (Brasil) e exerce consultoria há mais de 25 anos em dezenas de programas de remediação de solos e águas subterrâneas em áreas de indústrias químicas, petroquímicas e de mineração.

A Conferência irá decorrer no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa (Av. do Brasil, 101), dia 28 de junho de 2016, com início às 14h00. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia para cpga.spg@lnec.pt (mais informações em http://www.spgeotecnia.pt/cpga/).

3rd ICTG 2016

/imgs/Newsleters/24/3rd ICTG.jpg


A 3rd International Conference on Transportation Geotechnics, que decorrerá entre os dias 4 a 7 de setembro de 2016, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, é um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), a Universidade do Minho e a Sociedade Internacional para a Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (InternationalSociety for SoilMechanicsandGeotechnicalEngineering - ISSMGE). A Conferência Internacional em Geotecnia nos Transportes teve início sob os auspícios da comissão técnica ISSMGE-TC3 em 2008 presidida pelo Prof. A. Gomes Correia. A primeira conferência, decorrida na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, tratou-se de um evento internacional com o objetivo de criar um espaço de discussão sobre os crescentes requisitos das infraestruturas nas sociedades. Os temas contemplados na 3rd ICTG 2016 incluirão a relevância da atuação da geotecnia nas estradas, ferrovia, aeroportos, portos marítimos e outras infraestruturas de transporte terreste com vista à criação de infraestruturas seguras, económica e ambientalmente viáveis, confiáveis e sustentáveis. O objetivo da 3rd ICTG 2016 é a criação de um fórum de disseminação dos mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos e de discussão de novas ideias em tópicos emergentes.

Apela-se à participação e à oportunidade de ainda poder reservar um expositor a fim de dar visibilidade às atividades da sua empresa para uma comunidade nacional e estrangeira que está concretizada em 182 artigos que serão publicados em "Procedia Engineering" da Elsevier envolvendo autores oriundos de 50 países.

Para mais informações, queira, por favor, entrar no website da Conferência em: http://www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016/index.php

Workshop 1: Geossintéticos na Geotecnia dos Transportes

/imgs/Newsleters/24/Workshop_1_Geossintéticos.jpg


No âmbito do 3º Congresso Internacional de Geotecnia nos Transportes (3rd ICTG 2016), que se vai realizar de 4 a 7 de setembro de 2016 em Guimarães, irá ter lugar também o Workshop 1 sobre "Geossintéticos na Geotecnia dos Transportes", no dia 4 de setembro de 2016, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

O reforço com geossintéticos de estruturas de terra, pavimentos e vias férreas de infraestruturas de transportes, bem como outras aplicações dos geossintéticos no reforço de geomateriais, são técnicas indispensáveis à construção e reabilitação de infraestruturas com maior qualidade, segurança, competitividade e sustentabilidade.

Com este Workshop pretende-se sintetizar e discutir: (1)o estado da arte da utilização de geossintéticos no âmbito da Geotecnia dos Transportes; (2) a investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito dos geossintéticos e sua aplicação na Geotecnia dos Transportes; (3) casos práticos de aplicação.

O programa do Workshop é constituído por palestras proferidas por oradores estrangeiros convidados de reconhecido mérito internacional.

A participação neste Workshop constituirá uma excecional oportunidade de intercâmbio entre a comunidade técnica e científica de profissionais, nacionais e internacionais, com experiência ao mais alto nível na investigação e utilização de geossintéticos no âmbito da Geotecnia dos Transportes.

O Workshop é co-organizado pelo Prof. Fumio Tatsuoka (Japão), Prof. Jorge Zornberg (EUA), Eng. José Machado do Vale (Portugal) e Prof. José Neves (Portugal).

Workshop 2: Geotecnia Portuária

/imgs/Newsleters/24/Workshop_2_Geotecnia_Portuária.png
 

O Workshop 2, subordinado ao tema da Geotecnia Portuária, terá lugar no dia 4 de setembro, nas magníficas instalações do Terminal de Cruzeiros de Leixões. Contará com duas palestras especiais, proferidas pelo Prof. Yoshiaki Kikuchi e pelo Eng.º José Cerejeira. Destacam-se ainda diversas apresentações de reconhecidos especialistas nacionais e internacionais, abrangendo casos de obra e de investigação aplicada, conforme o programa detalhado a que poderá aceder através do seguinte link: http://www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016/WorkshopsThemes.php.

O programa inclui ainda uma visita guiada ao edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Workshop 3: Non Destructive Technologies

/imgs/Newsleters/24/Workshop_3.png



A SPG, a Universidade do Minho e a International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE), organizam no âmbito do Congresso 3rd ICTG, um workshop dedicado à aplicação de técnicas não destrutivas (NDT) na avaliação de infraestruturas de transporte. O Workshop 3, intitulado "Non destructive Technologies", terá lugar no dia 4 de setembro de 2016 na Universidade de Minho, Guimarães, Portugal, e conta com a participação de especialistas de prestígio internacional de vários países, salientando-se a presença do Professor Soheil Nazarian dos Estados Unidos de América e do Doutor Dirk Jansen da Alemanha, coorganizadores do workshop.

O workshop apresenta uma visão abrangente do estado de arte da aplicação de várias tecnicas não destrutivas, de métodos inovadores recentemete aplicados nesta área e de futuras tendencias no desenvolvimento de avaliação não destrutiva em Portugal, na Europa e nos Estados Unidos. Serão presentadas várias técnicas de ensaio não destrutivas desde métodos electromagnétiocos (Ground Penetrating Radar), ensaios de carga (Deflectómetro de impacto pesado, ligeiro e de alta velocidade) até métodos sísmicos e ultrasons.

Para mais informações consulte o folheto.

Workshop 4: Ground Improvement and Soil Stabilization

Universidade do Minho, Escola de Engenharia, Guimarães, Portugal.
4 de setembro 2016

/imgs/Newsleters/24/Workshop_4_Ground_Improvement.png



A Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), a Universidade do Minho e a Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) estão a organizar o Workshop Internacional "Ground Improvement and Soil Stabilization", que terá lugar na Escola de Engenharia da UM, a 4 de setembro de 2016, com o apoio do comité técnico TC211 GroundImprovement. Este Workshop está inserido na 3ª Conferência Internacional sobre Geotecnia de Transportes (3rd ICTG 2016).

O melhoramento de solos e as infraestruturas de transportes estão intimamente ligados, uma vez que as necessidades das infraestruturas de transportes têm motivado muitos dos avanços e inovações no domínio do melhoramento de solos, tornando economicamente viáveis a realização de tais projetos. O principal objetivo deste Workshop é reunirespecialistas estrangeiros e nacionais com ligação à investigação e ensino ou à indústriaenvolvidos nas diferentes vertentes do melhoramento e estabilização de solos, propiciando a oportunidade da promoção, apresentação e discussão de trabalhos em curso no domínio da geotecnia dos transportes.O Workshop também pode constituir um fórum para apresentação dos resultados de investigação mais recentes, de novos desenvolvimentos tecnológicos e de novas aplicações, na área do melhoramento e estabilização de solos. Os temas em análise contemplam apresentações nas áreas da compactação dinâmica, drenos verticais, estabilização química, ativação alcalina, modelação não-isotérmica, consolidação por vácuo, aterros reforçados e zonas de transferência de carga.

O Workshop tem um preço de 125€ e de 75€ para estudantes.Para mais informações, queiram, por favor, contactar o Prof. Miguel Azenha (miguel.azenha@civil.uminho.pt) ou consultar o site do evento em: http://civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016/WorkshopsThemes.php

5as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia

/imgs/Newsleters/N.º 23/5as_Jornadas_Luso_Espanholas.jpgA Sociedade Espanhola de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (SEMSIG) e a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) organizam as 5as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, que terão lugar na Corunha, Espanha, no dia 19 de Outubro de 2016 com o tema "Desafios para a Geotecnia em Espanha e Portugal", em conjunto com o 10º Simposio Nacional de Ingeniería Geotécnica (10ºSNIG), promovido pela SEMSIG e pela SEMR (Sociedade Espanhola de Mecânica das Rochas).

Apela-se à participação dos sócios da SPG neste evento e informa-se que a data limite para a submissão de artigos é 15 de Junho de 2016.

Para mais informações, queira, por favor, consultar o
1.º Boletim ou entrar no site do evento em www.10snig.es/

15th Symposium on Engineering Geology and Geotechnics

O XV International Symposium on Engineering Geology and Geotechnics vai ter realizar-se no dia 22 e 23 de Setembro de 2016, em Belgrado, Sérvia.

Os interessados podem submeter o seu resumo até ao próximo dia 31 de Julho.

35.º IGC e Council IAEG

O próximo Council da IAEG vai ter lugar no dia 28 de Agosto de 2016, na Cidade do Cabo, Africa do Sul por ocasião do 35.º Internacional Geological Congress, que vai ter lugar de 27 de Agosto a 4 de Setembro.

O consócio Prof. Ricardo Oliveira, Past-President da IAEG irá representar a SPG nesta reunião.

Está a ser organizada uma visita de Campo ao SW de Angola no âmbito do 35th IGC - International Geological Congress, com o título Field Trip in Angola - From the Humpata Plateau to the Namib Desert (Angola) a qual é liderada pela nossa consócia Prof.ª Isabel Ratola Duarte da Universidade de Évora (UE).

A viagem terá a duração de seis dias e será dividida pelas três províncias do sudoeste de Angola (Huíla, Namibe and Cunene), com inicio e fim na cidade de Lubango, com o propósito de observar alguns locais de interesse geológico na zona de Angola.

Para mais informação pode consultar a  informação disponibilizada no site do 35th IGC pelo operador turístico: http://www.35igc.org/Page/204/ExSAPost-6-Southern-Angola-From-the-Humpata-Plateau-to-the-Namib-Desert e este folheto.

/imgs/Newsleters/24/Viagem a Angola.jpg

Council ISRM

O próximo Council da ISRM vai ter lugar no dia 28 de Agosto de 2016 na Cappadocia, Turquia, por ocasião do EUROCK2016. Oportunamente será indicado o consócio que irá representar a SPG na reunião.
Eventos

Eventos SPG

  • Encontro de Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, 19 de Junho de 2016, Auditório da FEUP. Porto. 
  • 15.º Congresso Nacional de Geotecnia e 8.º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, 19 a 23 de Junho de 2016, FEUP, Porto. Informações: www.fe.up.pt/15cng
  • Palestra do Prof. Manoel Maia Nobre da Universidade Federal de Alagoas (Brasil) sobre "Processos de Recuperação de Solos e Águas Subterrâneas em Diferentes Condições Ambientais", 28 de Junho de 2016, 14h00, Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC, Lisboa.
  • 1º Encontro de Jovens Engenheiros em Geotecnia nos Transportes, irá decorrer em associação com a 3rd ICTG 2016 (YTGE-3rd ICTG), 3 de Setembro de 2016, na Universidade do Minho, Guimarães.
  • 3rd International Conference on Transportation Geotechnics, 4 a 7 de Setembro de 2016, na cidade de Guimarães.  Informações: www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016
    A inscrição com custo reduzido foi prolongada até ao dia 30 de Abril de 2016. Para assegurá-la, basta clicar em: https://pco.abreu.pt/CLIENTES/abreu/formularios/form_2227600778.php
  • 5ª Jornadas Luso-Españolas de Geotecnia, 19 de Outubro de 2016, na Corunha, Espanha. Informações:  www.10snig.es/

Eventos Sociedades Internacionais

  • 6th International Conference - Recent Advances in Geotechnical Earthquake Engineering and Soil Dynamics, de 1 a 6 de Agosto de 2016, Noida, India. Informações: http://www.6icragee.com
  • EUROCK 2016 - The 2016 ISRM International Symposium - Rock Mechanics & Rock Engineering: From Past to the Future, Ürgüp-Nevsehir, Turquia, de 29 a 31 de Agosto de 2016. Informações:  www.eurock2016.org
  • 2nd International Specialized Conference on Soft Rocks, Cartagena, Colombia, de 6 a 7 de Outubro de 2016. Informações pelo email:sociedadcolombianadegeotecnia@scg.org.co
  • ARMS 9 - 9th Asian Rock Mechanics Symposium (ISRM), Bali, Indonésia, de 18 a 20 de Outubro de 2016. Informações:  http://arms9.com
  • ISSMGE TC306 - Geo-engineering Education, 19 a 20 de Outubro de 2016 em conjugação com o COBRAMSEG, 2016. Data limite para envio de resumos: 30 de Novembro de 2015 e data limite para submissão de artigos:11 de Março de 2016. Para mais informações: http://cobramseg2016.com.br/index.php/sfge-sobre/?lang=en
  • COBRAMSEG / SBMR 2016, Belo Horizonte, Brasil, de 19 a 22 de Outubro de 2016. Este Congresso vai incluir quatro grandes eventos: XVIII Brazilian Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (COBRAMSEG), VII Brazilian Symposium on Rock Mechanics (SBMR), VII Brazilian Symposium and V South American Young Geotechnical Engineers Conference (GEOJOVEM) e International Conference on Geo-Engineering Education - Shaping the Future of Geotechnical Education (SFGE). Informações: www.cobramseg2016.com.br/ ou por e-mail: contato@cobramseg2016.com.br

Outros Eventos

  • Workshop sobre "Modelação numérica de escavações em meio urbano", que irá decorrer no IST no dia 9 de Junho de 2016. O programa do workshop e a inscrição podem ser efetuados a partir da página da Plaxis:
    http://www.plaxis.nl/events/excavation-modelling-in-civil-environment-with-plaxis-2d/courses/
  • 2.ª Conferência Internacional (CISPEE 2016) subordinada ao tema: “(Re)Pensar a Educação Superior de Engenharia” promovida pela Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) (http://spee.org.pt/) irá decorrer de  20 a 21 de Outubro de 2016. Conferência. A 2.ª edição CISPEE 2016 pretende reunir professores e investigadores de várias escolas de engenharia, instituições e indústria para compartilhar boas práticas que possam contribuir para levantar questões relacionadas com a melhoria do pensamento crítico e da resolução de problemas, comunicação, colaboração e criatividade e inovação no ensino em engenharia. O programa da conferência incluirá conferências convidadas e sessões temáticas, para além de um último dia de reflexão com um programa social no Alto Douro Vinhateiro.
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui