Newsletter N.º 23 (Março/Abril 2016)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios,

A Reunião Anual da SPG decorreu com a habitual participação por parte dos sócios, tendo-se destacado a Conferência Especial proferida pelo nosso consócio Fernando Pardo, Director do Laboratório de Geotecnia do CEDEX. A sua palestra incidiu sobre o projecto PITERM, relativo ao comportamento termomecânico de estacas geotérmicas, tendo-se revelado, como esperávamos, um trabalho de elevada profundidade e qualidade técnica e científica.

No mesmo dia, durante a Assembleia Geral, a última da actual equipa, foram eleitos os novos corpos sociais, conforme se assinala nesta Newsletter. Os corpos sociais tomam posse em Junho, na sessão de encerramento do 15º Congresso Nacional de Geotecnia, sendo a futura Direcção, agora eleita, presidida pelo nosso consócio Manuel Matos Fernandes, na pessoa de quem desejo, em meu nome e no da actual Direcção, as maiores felicidades à equipa que nessa ocasião entrará em funções. O Prof. Matos Fernandes mostrou-nos, através de um documento divulgado aos sócios antes da Assembleia, um programa ambicioso para o próximo quadriénio mas que, estou certo, a Direcção eleita tudo fará para cumprir, com a dedicação e empenho que todos reconhecemos no Presidente eleito e que se estende à restante equipa. Parabéns e votos de um excelente trabalho!

O 15º Congresso Nacional de Geotecnia e 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, terá lugar na FEUP, em Junho. Chamo a especial atenção para a Victor de Mello Lecture, no dia 20 de Junho. É o momento para os autores que ainda não terminaram os seus trabalhos o fazerem nos próximos dias, e para os colegas que se pretendam inscrever o possam ainda fazer a preço reduzido, até ao final de Abril.

O final de Abril é igualmente o período para inscrição a preço reduzido na 3rd International Conference on Transportation Geotechnics, conferência que terá lugar em Guimarães, em Setembro, e para a qual chamo, de novo, a vossa atenção.

Em Outubro teremos ainda as 5as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, na Corunha, e chamo a atenção para o facto de o prazo para a submissão de artigos terminar no dia 15 de Junho.

Termino pedindo a todos os sócios para se mobilizarem no sentido de termos ampla participação nestes eventos que a SPG organiza este ano.


José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

12.ª Reunião Anual da SPG

A SPG organizou a sua 12ª Reunião Anual no passado dia 17 de Março, no Auditório do Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

A reunião incluiu uma Conferência Especial proferida pelo Inv. Fernando Pardo de Santayana (CEDEX) e a Assembleia Geral da SPG.

Na Assembleia Geral da SPG, em que estiveram presentes cerca de 42 sócios, foram aprovadas por unanimidade as actividades e contas referentes ao exercício de 2015, apresentadas pela Direção da SPG e pelas Direções das Comissões Técnicas da SPG. O plano de actividades foi apresentado pelo Presidente da SPG e Presidentes das Comissões Técnicas e o orçamento para 2016 foi apresentado pelo Tesoureiro da SPG, Engº Raúl Sarra Pistone. A Prof.ª Rafaela Cardoso foi eleita, por unanimidade, representante da Assembleia Geral no Júri dos Prémios Jovens Geotécnicos 2017.

Na Assembleia Geral da SPG foram eleitos os corpos sociais da SPG para o quadriénio 2016-2020.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente da Mesa - José Luís Antunes (Keller)
Secretário - António Alberto Correia (FCTUC)

Direção

Presidente - Manuel de Matos Fernandes (FEUP)
Vice-Presidente - Alexandre Pinto (JETSJ / IST)
Secretária-Geral - Ana Vieira (LNEC)
Secretário-Adjunto - Helder I. Chaminé (ISEP / IPP)
Tesoureiro - António Cristóvão

Conselho Fiscal

Presidente - Victor Cavaleiro (UBI)
Secretário - António Ambrósio (Diaclase)
Vogal - Fernando Ferreira (Geoárea)

/imgs/Newsleters/N.º 23/EPS4636a.jpgAntes da eleição o Prof. Manuel Matos Fernandes apresentou brevemente o plano de acção da Direcção para o próximo quadriénio, no qual destacou a intenção de candidatura da SPG à organização de eventos internacionais, a intenção de editar um livro sobre a história da SPG e da Geotecnia em Portugal, a atenção a dedicar à indexação da Revista Geotecnia, à semelhança do que já acontece com a Soils and Rocks e a eventual criação de mais prémios da SPG, com destinatários diferentes dos dos actuais. Referiu igualmente a importância das Comissões Técnicas da SPG e a sua abertura a eventuais iniciativas de sócios da SPG na criação de outras comissões, e ainda a prioridade na manutenção e aprofundamento de relações da SPG com a ABMS e a SEMSIG, na linha do que tem sido a prática das Direcções da SPG nos últimos mandatos.

O Prof. Matos Fernandes anunciou posteriormente que a Direcção da Revista Geotecnia ficará a cargo do Prof. António Gomes Correia e que a co-edição da Soils and Rocks será assegurada pelo Prof. José Couto Marques. A restante equipa de cada uma das revistas será posteriormente constituída e anunciada.

A Direcção agora eleita tomará posse na sessão de encerramento do 15º Congresso Nacional de Geotecnia, no dia 22 de Junho.

/imgs/Newsleters/N.º 23/MG_5085.jpg

Conferência Especial

/imgs/Newsleters/N.º 23/Fernando_Pardo.jpgO Inv. Fernando Pardo de Santayana, Director do Laboratório de Geotecnia do Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas (CEDEX - Espanha), foi o palestrante convidado pela SPG para proferir uma Conferência Especial no dia da sua 12ª Reunião Anual. O tema da palestra foi Comportamento termomecânico de estacas geotérmicas: o projeto PITERM.

A apresentação do conferencista foi feita pela Inv.ª Laura Caldeira, e o agradecimento foi feito pelo Inv. António Gomes Coelho, tendo assistido à conferência cerca de 80 pessoas.

XV Congresso Nacional de Geotecnia e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia

/imgs/Newsleters/N.º 23/15CNG_8CLBG.jpg

A organização do 15CNG/8CLBG está em franco progresso, antevendo-se um grande sucesso para os dois eventos, quer pelo número de participantes, quer pelo número e qualidade dos trabalhos submetidos.

Foram submetidos cerca de 350 resumos, nos mais diversos temas, e estão já definidos os palestrantes especiais, o que permite augurar que os encontros terão uma elevada qualidade científica e técnica. As palestras dos eventos serão as seguintes:

• Alessander Kormann (UFPR, Fugro) - Integração de Modelos Geológico-Geotécnicos e Dados de Instrumentação: um Caso Desafiador de Reforço de Maciço na Serra do Mar Brasileira
• André Assis (UFB, ABMS) - Obras Subterrâneas e Sustentabilidade das Cidades
• António Pinelo (LNEC, Centro Rodoviário Português) - A Geotecnia ao longo da Vida das Infraestruturas de Transportes
• Eduardo Alonso (UPC) - Efectos del Clima en Taludes y Laderas
• Jorge Sousa Cruz (LCW Consult) - Dimensionamento de Barragens com Fendas ("SlitDams") para Controlo de Material Sólido em Bacias de Regime Torrencial
• Maria de Lurdes Lopes (FEUP) - 25 anos de Investigação na FEUP no Domínio dos Geossintéticos
• Maurício Abramento (USP, CEG Engenharia) - Melhoria e Reforço de Maciços: Aspetos Teóricos e Casos de Obras
• Paulo Natário (SOLETANCHE) - Obras de Melhoramento e Reforço de solos em África

De especial relevância será a Victor de Mello Lecture, que decorrerá na 2ª feira, dia 20 de junho, proferida por Jean Pierre Giroud e intitulada Leakage Control Using Geomembrane Liners.

As inscrições no evento decorrem a bom ritmo, havendo já quase 200 participantes registados. A Comissão Organizadora decidiu prolongar até ao final do mês de abril a inscrição a preços reduzidos.

O programa social está a ser encarado com particular cuidado, de modo a potenciar o convívio entre participantes e a fruição do Porto, na semana em que se celebram as festas de S. João, padroeiro da cidade. Este facto recomenda, aliás, que os participantes programem logo que possível o seu alojamento.

A SPG e a FEUP esperam por si no Campus da FEUP de 19 a 23 de junho!

3rd International Conference on Transportation Geotechnics

/imgs/Newsleters/20/3rd ICTG.jpg

A 3rd International Conference on Transportation Geotechnics 2016 (3rd ICTG 2016) será organizada pela SPG, pela Universidade do Minho e pelo TC 202 da ISSMGE e será realizada sob os auspícios da ISSMGE e com o apoio da Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes da SPG.

A inscrição com custo reduzido foi prolongada até ao dia 30 de Abril de 2016. Para assegurá-la, basta clicar em: https://pco.abreu.pt/CLIENTES/abreu/formularios/form_2227600778.php

Destaca-se ainda a realização de quatro workshops, com possibilidade de condições de inscrição especiais: http://www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016/WorkshopsThemes.php

Para mais informações poderá consultar o site: www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016

5as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia

/imgs/Newsleters/N.º 23/5as_Jornadas_Luso_Espanholas.jpgA Sociedade Espanhola de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (SEMSIG) e a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) organizam as 5as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, que terão lugar na Corunha, Espanha, no dia 19 de Outubro de 2016 com o tema "Desafios para a Geotecnia em Espanha e Portugal", em conjunto com o 10º Simposio Nacional de Ingeniería Geotécnica (10ºSNIG), promovido pela SEMSIG e pela SEMR (Sociedade Espanhola de Mecânica das Rochas).

Apela-se à participação dos sócios da SPG neste evento e informa-se que a data limite para a submissão de artigos é 15 de Junho de 2016.

Para mais informações, queira, por favor, entrar no 1.º Boletim ou entrar no site do evento em www.10snig.es/

Workshop "Materiais Ecoeficientes e Reciclagem"

O Workshop foi coorganizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pela SmartWaste Portugal (SWP) e pela Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), com o apoio da LIPOR, do Laboratório de Ensaio de Materiais de Construção (LEMC) da FEUP, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Ordem dos Engenheiros (OE - Especialização em Geotecnia). As Sessões Técnicas decorreram no Auditório da FEUP, no dia 18 de março de 2016.

Na Sessão de Abertura intervieram o Prof. João Falcão e Cunha, na qualidade de Diretor da FEUP, o Eng.º José Luís Machado do Vale, Presidente da SPG, o Prof. António Silva Cardoso, Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, o Eng.º Aires Pereira, Presidente do SWP e a Prof.ª Maria de Lurdes Lopes, Presidente da Comissão Organizadora do Workshop.

No evento foram proferidas oito palestras por especialistas nacionais e uma por especialista espanhol, que abordaram a implementação de medidas adequadas e eficientes nas políticas de gestão e reciclagem de diferentes tipos de resíduos e diversas possibilidades de valorização deste recurso, proporcionando animadas intervenções dos cerca de 165 participantes no evento. No final das Sessões Técnicas teve lugar uma Mesa Redonda, moderada pelo Dr. Fernando Leite da Lipor, centrada nas questões da economia circular através da reutilização sustentável e rentável dos resíduos.

A sessão de encerramento contou com a presença do Prof. João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP, do Eng.º José Luís Machado do Vale, Presidente da SPG, do Prof. António Silva Cardoso, Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, do Inv. António José Roque, Presidente da CPGA e do Dr. Fernando Leite, da Comissão Organizadora do Workshop.

O evento teve o patrocínio da LIPOR e da Sociedade Ponto Verde.

/imgs/Newsleters/N.º 23/WS_Materiais_Ecoficientes.jpg

Seminário - Estado de arte de obras geotécnicas especiais. Ancoragens no terreno

No passado dia 7 de Abril decorreu no grande auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) um Seminário dedicado a ancoragens no terreno, que é o primeiro módulo no âmbito do estado de arte de obras geotécnicas especiais. Tendo a procura sido significativamente superior à oferta, este módulo pioneiro foi considerado um sucesso, tendo os principais dois objetivos da Sub Comissão 10 (SC10) da Comissão Técnica 156 (CT156) sido totalmente cumpridos: i) angariação de fundos para viabilizar a representação de especialistas nacionais em reuniões internacionais; e ii) divulgação da recentemente publicada NP EN 1537:2016.

As comunicações de excelência, apresentadas por entidades da administração pública, como o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o LNEC, Donos de Obra, Projetistas, Empreiteiros e Fornecedores de renome, permitiram a partilha de conhecimentos sobre variados temas, como seja o enquadramento normativo, o projeto, a conceção, a execução, a supervisão, os ensaios, a monitorização, a manutenção e a reabilitação de ancoragens no terreno. Aguardamos com expetativa não só futuras repetições deste módulo, eventualmente em outra(s) cidade(s) do país, como também a organização dos outros módulos sobre matérias que enquadrem temas no âmbito das normas cujas traduções estão a ser trabalhadas pelos diversos grupos de trabalho da SC10 da CT156.

/imgs/Newsleters/N.º 23/_MG_5403.jpg

Prémio Manuel Rocha (Quadriénio 2012-2015)

O Prémio Manuel Rocha, atribuído quadrienalmente, foi instituído em 2003 pela SPG, com o objectivo de premiar trabalhos de investigação a nível de Doutoramento que constituam uma contribuição quer para o progresso dos conhecimentos técnicos e científicos, quer para a resolução de problemas nacionais no domínio das especialidades de geotecnia: Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

A este prémio cujo prazo terminou no passado dia 31 de Março de 2016, a SPG recebeu 6 teses de Doutoramento concorrentes que foram discutidas e aprovadas no período de 1 de Janeiro de 2012 a 31 de Dezembro de 2015.

Eventos

Eventos SPG

  • Encontro de Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, 19 de Junho de 2016, Auditório da FEUP. Porto. 
  • 15.º Congresso Nacional de Geotecnia e 8.º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, 19 a 23 de Junho de 2016, FEUP, Porto. Informações: www.fe.up.pt/15cng
  • 1º Encontro de Jovens Engenheiros em Geotecnia nos Transportes, irá decorrer em associação com a 3rd ICTG 2016 (YTGE-3rd ICTG), 3 de Setembro de 2016, na Universidade do Minho, Guimarães.
  • 3rd International Conference on Transportation Geotechnics, 4 a 7 de Setembro de 2016, na cidade de Guimarães.  Informações: www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016
    A inscrição com custo reduzido foi prolongada até ao dia 30 de Abril de 2016. Para assegurá-la, basta clicar em: https://pco.abreu.pt/CLIENTES/abreu/formularios/form_2227600778.php
  • 5ª Jornadas Luso-Españolas de Geotecnia, 19 de Outubro de 2016, na Corunha, Espanha. Informações:  www.10snig.es/

Eventos Sociedades Internacionais

  • National / EU Ground Engineering Registration - Workshop Meeting, Leuven, Bélgica, de 25 de Abril de 2016 das 11h00 às 17h00 e 26 de Abril de 2016 das 9h00 às 15h00. O Workshop irá anteceder o Forthcoming International Symposium on "Design of Piles in Europe. How did Eurocode 7 change daily practice ?" organizado pelo ETC3-Piles. Informações:www.etc3.be/symposium2016
  • 7th In-Situ Rock Stress Symposium (ISRM), Tampere, Filândia, de 10 a 12 de Maio de 2016. Informações:  www.rs2016.org
  • RocDyn 2 - 2nd International Conference on Rock Dynamics and Applications (ISRM), Suzhou, China, de 18 a 20 de Maio de 2016. Informações: http://rocdyn.org/
  • 13th International Conference Underground Construction Prague 2016 and 23rd eastern European Tunnelling Conference, Praga, República Checa, 23 a 25 de Maio de 2016. Informações: www.ucprague.com/
  • GEOSAFE2016 - 1st International Symposium on Reducing Risks in Site Investigation, Modelling and Construction for Rock Engineering, Xi'an, China, de 25 a 27 de Maio de 2016. Informações: http://www.geosafe2016.org/
  • 19th Southeast Asian Geotechnical Conference & 2nd AGSSEA Conference, de 31 de Maio a 3 de Junho de 2016, Kuala Lumpur, Malásia. Informações pelo email: seagc2016@gmail.com

Outros Eventos

  • 10º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica - 2016, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) acolhe e organiza, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), este evento, que será realizado nos dias 20 a 22 de Abril de 2016 em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. Inserido neste evento decorrerá o 1º Workshop Internacional de Riscos Naturais (NatHaz16), subordinado ao tema "Soil characterization and site effects", o qual decorrerá nas Furnas no dia 23 de Abril de 2016. Para mais informações, queira por favor, consultar o boletim ou o site do evento em http://www.azores.gov.pt/gra/sismica2016_lrec
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui