Newsletter N.º 19 (Julho 2015)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios,

Como é habitual, damos conta as nossos associados, nesta Newsletter, da recente actividade da SPG. Em particular, o workshop da CPT, "Novas Soluções Estruturais em Obras Subterrâneas", o workshop da CPGA "Soluções Geotécnicas para a Gestão de Resíduos de Minas e Pedreiras" e o workshop "Educate the Educators" sobre Geossintéticos, realizado no âmbito da actividade da IGS-Portugal. Todas estas actividades são sinal do importante papel que as Comissões Técnicas têm tido na vida na nossa Sociedade, o que queremos continuar a estimular.

 

Neste início do período tradicionalmente destinado às férias, gostava igualmente de vos dar conta da actividade próxima da nossa Sociedade, que nesta Newsletter se resume.

 

Em Setembro representaremos a SPG junto da ISSMGE, no Council que decorrerá em Edimburgo, antecedendo o Congresso Europeu de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações. Estaremos igualmente na reunião das sociedades europeias, durante o Congresso e daremos conta das principais conclusões destas reuniões na próxima Newsletter. Nela traremos igualmente notícias do próprio Congresso, destacando a representação da SPG, através da actividade dos seus sócios.

 

Outubro será um mês de importante actividade da SPG. A Lição Manuel Rocha, na sua 32ª edição, será proferida pelo Prof. Ennio Palmeira, da Universidade de Brasília, no dia 28 de Outubro. Antecipo uma interessantíssima Lição, intitulada "Sustentabilidade e Inovação em Geotecnia: A Contribuição dos Geossintéticos".

 

Antes, nos dias 22 e 23 de Outubro, a Comissão Portuguesa de Túneis terá uma nova iniciativa, com o seu 4º Seminário Internacional, sugestivamente intitulado "Túneis. Da exploração ao projecto", conforme já anunciado em "infomail" da SPG.

 

Em Outubro, também, no dia 31, termina o prazo para a submissão de resumos ao 15º Congresso Nacional de Geotecnia. O nosso Congresso decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em simultâneo com o 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, e será Presidido pelo nosso consócio Prof. Manuel Matos Fernandes. Estão já formadas as Comissões Organizadora, de Acompanhemento e Científica do Congresso, tendo as duas primeiras iniciado já a sua actividade. Ao Prof. Manuel Matos Fernandes e à sua equipa desejo as maiores felicidades na organização do Congresso. A Direcção da SPG está segura de que pode contar com o seu empenho e dedicação a este importante evento. O tema do Congresso será "A Geotecnia e os Desafios Societais" e, enquanto Congresso Nacional de Geotecnia, todos os temas ligados à Geotecnia têm nele lugar, pelo que a Direcção da SPG incentiva desde já todos os sócios a irem preparando os resumos dos seus trabalhos.


José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

XXXII Lição Manuel Rocha

/imgs/Newsleters/18/Ennio Palmeira.pngA próxima Lição Manuel Rocha, irá ter lugar no dia 28 de Outubro de 2015, pelas 15h00, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian e será proferida pelo Professor Ennio Marques Palmeira, Professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, com o título Sustentabilidade e Inovação em Geotecnia: A Contribuição dos Geossintéticos.

XV Congresso Nacional de Geotecnia e VIII Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia

 /imgs/15_1.png

 

O 15º Congresso Nacional de Geotecnia e o 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia decorrerão no Porto, de 19 a 23 de junho de 2016, com organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Com o tema “A Geotecnia e os Desafios Societais”, o Congresso Nacional de Geotecnia é o evento apropriado para apresentação de trabalhos das comunidades lusófonas, em todas as áreas geotécnicas. Por sua vez, o Congresso Luso-Brasileiro será focado no “Melhoramento de Maciços”.

 

A submissão de resumos de trabalhos a apresentar a cada um dos congressos pode ser efetuada até 31 de outubro do presente ano, apelando-se à participação das comunidades geotécnicas de Portugal, Brasil e restantes países lusófonos.

 

A comunicação com os participantes, autores e patrocinadores far-se-á prioritariamente através do site do congresso (https://web.fe.up.pt/~15cng/).

 

Notícias da CPT

/imgs/Newsleters/19/CPT_2015.pngRealizou-se no Centro de Congressos do LNEC em 21 de Maio de 2015 o Workshop "Novas Soluções Estruturais em Obras Subterrâneas". Com este Workshop, pretendeu-se divulgar no meio técnico português alguns desenvolvimentos recentes no domínio das obras subterrâneas, nomeadamente as relacionadas com o betão projectado com fibras metálicas (tecnologias de fabrico e colocação, propriedades e dimensionamento), com técnicas avançadas de escavação e suporte subterrâneos.

 

Vai ser publicado na revista do Colegio de Ingenieros del Perú (http://www.cip.org.pe/) um artigo da autoria do Engº Raúl Sarra Pistone, Vice-Presidente da CPT, versando o Livro de Túneis em Portugal. O título do artigo "Experiencia portuguesa en obras subterrâneas" espelha a preocupação assumida pela CPT de promoção da Engenharia Portuguesa de obras subterrâneas no estrangeiro.

 

A Comissão Portuguesa de Túneis e Obras Subterrâneas da SPG e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil co-organizam o 4º Seminário Internacional "Túneis. Da exploração ao projecto" "Tunnels. From operation back to design" que se realizará nos dias 22 e 23 de Outubro próximos, no LNEC.

O evento contará com 12 conferencistas e 15 palestrantes nacionais ou estrangeiros especialistas nos domínios da Exploração, Manutenção e Reabilitação, e Concepção, Projecto e Obra, temas estes em torno dos quais se organizam as seis sessões previstas.

 

Será realizada uma visita técnica na zona da Grande Lisboa, na tarde de dia 23.

O 1º boletim foi distribuído através de infomail da SPG e pode ser encontrado no site da SPG.

Workshop "Soluções Geotécnicas para a Gestão de Resíduos de Minas e Pedreiras"

/imgs/Newsleters/19/Workshop_NGGRMP.jpgO Workshop foi coorganizado pela Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com o apoio da Direção Geral de Geologia e Energia (DGEG), da Ordem dos Engenheiros (OE - Especialização em Geotecnia), da Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora (ANIET) e da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos afins (ASSIMAGRA). As Sessões Técnicas decorreram no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, no dia 23 de junho, com Visita Técnica às minas da Somincor, em Neves Corvo, no dia 24 de junho.

A Sessão de Abertura foi presidida pelo Eng.º Carlos Pina, Presidente do LNEC, e contou com a presença do Prof. Nuno Guerra, Vice-Presidente da SPG, da Dr.ª Cristina Lourenço, Subdiretora-Geral da DGEG, do Prof. Luís Fernando Martins, Presidente da CTGA do Brasil e do Eng.º António José Roque, Presidente da CPGA e da Comissão Organizadora do Workshop.

O evento contou com a presença de especialistas nacionais, em oito palestras, e estrangeiros, em três conferências, tendo sido abordados os principais problemas atuais e os desafios futuros no setor mineiro metálico e não-metálico, e apresentadas soluções geotécnicas, já implementados ou ainda em fase de investigação e inovação, para a gestão integrada dos resíduos produzidos pelo setor, designadamente através da sua reutilização e reciclagem nas infraestruturas que os produziram ou noutros tipos de obras de engenharia civil. No final das Sessões Técnicas teve lugar uma Mesa Redonda, moderada pelo Eng.º Carlos Caxaria, Presidente da EDM.

A sessão de encerramento contou com a presença do Prof. Nuno Cristelo, em representação da Comissão Organizadora do evento, do Eng.º António José Roque, em representação da CPGA, do Eng.º Eduardo Fortunato, em representação da OE (Especialização em Geotecnia), e do Prof. António Topa Gomes, que presidiu, em representação da SPG.

No segundo dia do evento teve lugar a visita técnica à mina da Somincor, da empresa Lundinmining, em Neves Corvo, que proporcionou a 40 participantes, dos cerca de 100 que se inscreveram no Workshop, tomar contacto com os resíduos produzidos na mina (escombros e rejeitados), com as obras geotécnicas que permitem o seu armazenamento e com as principais medidas de controlo ambiental.

O evento contou com o patrocínio da Cenor, da Geoplano, da Golder Associates, da LundinMining, da Orica e da Universidade Lusófona.

Workshop "Educate the Educators" - Geossintéticos

/imgs/Newsleters/19/Educate the Educators.jpgA Comissão Portuguesa de Geossintéticos (IGS-Portugal) organizou nos dias 29 e 30 de Junho de 2015, no Hotel Lutécia, em Lisboa, o Workshop "Educate the Educators" sobre geossintéticos.

O Workshop contou com a participação de 43 docentes do ensino superior, representando 9 Universidades e 9 Institutos Politécnicos Portugueses. Este evento teve o apoio da Sociedade Internacional de Geossintéticos (International Geosynthetics Society) e foi patrocinado pelas empresas Atarfil, Bianchini, Flag, Huesker, Naue, Quinimar, Renolit, Tencate e Sotrafa. O patrocínio destas empresas permitiu a realização do Workshop sem despesas para os participantes.

O curso foi lecionado pelo Prof. Jorge G. Zornberg (Universidade do Texas, USA), pelo Prof. Errol Guler (Universidade de Bogazici, Turquia) e pelo Dr. Michael Heibaum (Federal Water ways Engineering and Research Institute, Alemanha), cobrindo temas tais como:

• O ensino sobre geossintéticos
• Propriedades e ensaios sobre geossintéticos
• Geossinteticos em muros e aterros reforçados
• Geossintéticos em barragens e canais
• Geossintéticos em aterros de resíduos
• Geossintéticos em proteção costeira
• Geossintéticos em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias
• Geossintéticos no controle da erosão

O Prof. Alexandre Pinto, Tesoureiro da Direcção da IGS-Portugal, fez uma apresentação sobre casos de aplicação de geossintéticos em soluções de reforço de solos. Cada patrocinador teve também a oportunidade de apresentar os seus produtos e/ou casos de obra.

 

Com a organização deste Workshop pretende-se incentivar os docentes para que, numa Unidade Curricular dos cursos de Engenharia Civil e áreas relacionadas, se leccione pelo menos uma aula sobre geossintéticos.

 

A interacção entre os formadores e os participantes durante estes dois dias tornou o evento muito interessante e proveitoso para todos os intervenientes.

Eventos

Eventos SPG

  • Seminário Internacional da CPT, com o tema "Túneis. Da Exploração para a Concepção", 22 a 23 de Outubro 2015, LNEC, Lisboa. Informações: www.spgeotecnia.pt
  • XXXII Lição Manuel Rocha, 28 de Outubro de 2015, pelas 15h00, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, será proferida pelo Professor Ennio Marques Palmeira, Professor Doutor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, com o título Sustentabilidade e Inovação em Geotecnia: A Contribuição dos Geossintéticos.
  • Workshop sobre Solos Contaminados: Tecnologias e Soluções de Remediação, 27 de Novembro de 2015, ISEP, Porto.
  • Workshop sobre Dimensionamento e Métodos de Dimensionamento de Aterros de Resíduos, Fevereiro/Março 2016, FEUP, Porto.
  • 15.º Congresso Nacional de Geotecnia e 8.º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, 19 a 23 de Junho de 2016, FEUP, Porto. Informações: www.fe.up.pt/15cng
  • 3rd International Conference on Transportation Geotechnics, 4 a 7 de Setembro de 2016, na cidade de Guimarães.  Informações: www.civil.uminho.pt/3rd-ICTG2016

Eventos das Sociedades Internacionais

  • Costal Engineering Asia Conference, Singapura, Tailândia, de 5 a 6 de Agosto de 2015. Informações: mailto: Johnk@trueventus.com
  • International Conference in Geotechnical Engineering - ICGE - 2015- Colombo, Sri Lanka, de 10 a 11 de Agosto de 2015.  Informações: www.slgs.lk
  • Tunnel Expo Turkey, Istanbul, Turquia, de 27 a 29 de Agosto de 2015. Informações: http://tunelder.org.tr/ ou www.demosfuar.com.tr
  • China Shale Gas 2015 (ISRM), Wuhan, China, de 6 a 8 de Setembro de 2015. Informações: www.csg2015.org/dct/page/1
  • XVI European Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering,(ISSMGE) Edinburg, Escócia, de 13 a 17 de Setembro de 2015. Informações: www.XVI-ecsmge-2015.org.uk
  • 4th Workshop on Volcanic Rocks and Soils (ISRM), Island of Ischia, Itália, de 24 a 25 de Setembro 2015. Informações: http://www.wvrs-ischia2015.it/

Outros Eventos

  •  II Level Specializing Master in Tunnelling and Tunnel Boring Machines. As lições do Curso irão decorrer de Janeiro a Dezembro 2016, Politecnico de Torino, Itália. A língua oficial do Curso é o Inglês.  Informações: master.universitari@polito.it ou https://didattica.polito.it/master/tunnelling/2016/introduction
  • 10º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica - 2016, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) acolhe e organiza, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), este evento, que será realizado nos dias 20 a 22 de Abril de 2016 em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. Inserido neste evento decorrerá o 1º Workshop Internacional de Riscos Naturais (NatHaz16), subordinado ao tema "Soil characterization and site effects", o qual decorrerá nas Furnas no dia 23 de Abril de 2016. A data limite para submissão de resumos ao Congresso é 30 de Setembro de 2015.
    Para mais informações, queira por favor, consultar o boletim ou o site do evento em http://www.azores.gov.pt/gra/sismica2016_lrec
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui