Newsletter N.º 14 (Set. 2014)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios,

São bastantes os assuntos de que vos damos conta nesta Newsletter. Tivemos o Congresso Luso-Brasileiro, em Goiânia, Brasil, com a participação de diversos consócios em diversas funções, assim como de numerosos colegas brasileiros. Co-organizámos, com a ABMS, mais uma edição da Lição Victor de Mello, desta vez proferida por James Mitchell, inserida no Congresso.

Damos conta, igualmente, do destaque internacional de alguns dos nossos consócios, em funções diversas, como o do nosso Colega da Direcção da SPG, Prof. António Topa Gomes e os dos nossos consócios Profs. Ricardo Oliveira, António Gomes Correia e Manuel Matos Fernandes e Eng. Joana Betencourt Ribeiro.

Continua evidente a feliz aposta nas Comissões Técnicas da SPG, relatando-se neste número da Newsletter actividade da CPGT e da CPGA e anunciando-se novas actividades destas comissões e da CPT.

Teremos, em breve, o Council da ISRM, no qual a SPG estará representada e do qual vos daremos conta na próxima edição. Tivemos o Council da IAEG, onde também estivemos representados e damos conta do resultado da eleição dos novos corpos directivos desta Associação. Cumprimento e agradeço o contributo do nosso consócio Inv. Filipe Telmo Jeremias, candidato a Vice-Presidente para o Sul da Europa da IAEG e que, apesar de não ter sido eleito, prestigiou a SPG nesse processo.

Chamo, finalmente, a vossa atenção para a próxima Lição Manuel Rocha, a proferir pelo nosso consócio Prof. António Silva Cardoso, que é já no próximo dia 10 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de um momento de particular importância para a nossa sociedade e para a comunidade geotécnica, no qual contamos com a presença de todos.

José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

XXXI Lição Manuel Rocha: 10 Novembro, 15h

/imgs/Newsleters/14/antonio_cardoso.jpgA próxima Lição Manuel Rocha será proferida pelo Prof. António Silva Cardoso, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o tema Perspectivas de Desenvolvimento da Geotecnia.

A Lição Manuel Rocha é realizada anualmente desde 1984, e é um evento singular da comunidade geotécnica nacional, de elevado nível científico, que pretende invocar o cientista e engenheiro Manuel Rocha. A Lição é organizada pela SPG em parceria com a Associação de Geotécnicos Antigos Alunos da Universidade Nova de Lisboa (AGAA/UNL).

A SPG convida todos os sócios a participar nesta Lição, que terá lugar no dia 10 de Novembro de 2014, pelas 15h00, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Prof. António Topa Gomes é Editor para a Europa do ISSMGE Bulletin

/imgs/Newsleters/14/topa-1.jpgConforme os sócios da SPG que são também sócios da ISSMGE tiveram já oportunidade de verificar, o nosso consócio Prof. António Topa Gomes, Secretário-Adjunto da SPG, é, desde Junho de 2014, editor para a Europa do ISSMGE Bulletin. Os restantes membros da Direcção da SPG desejam ao Prof. Topa Gomes as maiores felicidades nessas funções, que, para além da importância que têm para a ISSMGE e para o próprio, dignificam também a SPG.

VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia e Lição Victor de Mello

O VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia decorreu nos dias 10 e 11 de Setembro de 2014, em Goiânia, Brasil, durante o evento COBRAMSEG 2014, com a participação de cerca de 20 consócios portugueses. O Congresso teve como tema "Geotecnia em Obras Metro-Ferroviárias", incluindo os seguintes subtemas: Estabilização de Taludes; Fundações; Reabilitação de Ferrovias; Túneis em Obras Ferroviárias e Valorização de Resíduos.

O Congresso incluiu a Lição Victor de Mello, organizada conjuntamente pela ABMS e pela SPG, que foi proferida no dia 10 de Setembro pelo Prof. James Mitchell com o tema "Lessons from the lives of two dams".

Incluiu igualmente as palestras dos nossos consócios José Mateus de Brito, com o título "Desafios Geotécnicos Condicionantes na Concepção e no Dimensionamento de Redes de Metro Subterrâneas em Lisboa e no Porto; Alguns Casos de Obra" e Rui Calçada, intitulada "Aspetos Geotécnicos Críticos nas Infraestruturas Ferroviárias para Alta Velocidade". Da parte da ABMS foram palestrantes Argemiro Ferreira e Luigy Valva.

Houve também a participação dos consócios Alexandre Pinto, António Topa Gomes, João Bilé Serra e Eduardo Fortunato com "mini-palestras" sobre, respectivamente, "Estabilização de Taludes", "Soluções de escavação para estações cut & cover", "Túneis e reabilitação de ferrovias" e "Valorização de resíduos". Participaram ainda, numa Mesa Redonda sobre Ferrovias e Alta Velocidade, os consócios Rui Calçada, como Presidente, e Eduardo Fortunato e Ricardo Teixeira Oliveira (com André Assis e Carlos Valente, da ABMS), como moderadores.
/imgs/Newsleters/14/Congresso Luso_Brasileiro.jpg

 

XII Congresso da IAEG e Council da IAEG

/imgs/Newsleters/14/ricardo_oliveira.jpgO XII Congresso Internacional da IAEG (IAEG XII Congress), com o tema "Engineering Geology for Society and Territory", realizou-se de 15 a 19 de Setembro de 2014, em Turim, Itália.

O nosso consócio Prof. Ricardo Oliveira, Past President da IAEG, apresentou uma das "Keynote Lectures", com o tema "Optimization of Large Civil Engineering Projects from the Environmental Point of View". Participaram no Congresso cerca de 20 colegas portugueses, tendo vários deles apresentado comunicações orais e em poster.

O Congresso, in memoriam de Marcel Arnould, Presidente Honorário da IAEG, decorreu no ano em que se celebram os 50 anos da IAEG.

Na sessão inaugural do Congresso foi feita a apresentação de um Livro Comemorativo do cinquentenário da IAEG. O Prof. Ricardo Oliveira é um dos autores do livro e fez parte do grupo responsável pela sua edição. Todos os participantes no Congresso receberam um exemplar do Livro após a sua apresentação. Os membros da SPG, filiados na IAEG, irão receber um exemplar desse livro remetido pelo Secretariado Geral da Associação.

No dia 14 de Setembro de 2014 decorreu a reunião do Council da IAEG, onde para além dos membros do Comité Executivo da Associação, estiveram representados 40 grupos nacionais.

Nessa reunião foram eleitos os corpos directivos da IAEG para o período 2014 - 2018. Para Presidente da IAEG foi eleito o Prof. Scott Burns dos Estados Unidos e para Vice-Presidente para o Sul da Europa, cargo a que concorreu o nosso consócio Dr. Telmo Jeremias, foi eleito o candidato italiano, Dr. Giorgio Lollino, presidente da Comissão Organizadora do Congresso. O Secretário Geral Prof. Faquan Wu, da China, foi reeleito.

O próximo Congresso Internacional, em 2018, será realizado em São Francisco da Califórnia (USA), em Setembro, sob o lema "Engineering Geology for a Sustainable World".

Merece destaque o fato de pela primeira vez a IAEG ter um Presidente dos Estados Unidos e também de se realizar pela primeira vez o Congresso Internacional nos Estados Unidos.

Council da ISRM

/imgs/ISRM_9.pngDurante o ARMS8 - 2014 ISRM International Symposium, de 14 a 16 de Outubro, em Sapporo, Japão, decorrerá o Council da ISRM. A SPG far-se-á representar nessa reunião pelo Inv. Eng. Luís Lamas.

Na próxima newsletter far-se-á o relato das decisões tomadas nesta reunião.

XV Danube-European Conference on Geotechnical Engineering

/imgs/Newsleters/14/antoniocorreia_viena.jpgO nosso consócio Prof. António Gomes Correia, Professor Catedrático da Universidade do Minho e anterior Presidente da SPG, proferiu no dia 9 de Setembro de 2014, em Viena, a primeira Keynote Lecture da XV Danube-European Conference on Geotechnical Engineering, com o tema "Earth and rock fill embankments for roads and railways: what was learned and where to go".

Assistiram à conferência cerca de 500 pessoas.

Workshop Internacional "Nanotechnology Applied to Environmental Geotechnics"

Organizado pela Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e pela Universidade do Minho (UMinho), com o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Ordem dos Engenheiros (Especialização em Geotecnia), vai realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, a 4 de dezembro de 2014, o Workshop Internacional "Nanotechnology Applied to Environmental Geotechnics".

Este Workshop pretende divulgar as oportunidades de investigação e de inovação em geotecnia ambiental utilizando como ferramenta tecnológica a nanotecnologia. Entre as áreas que mais podem beneficiar com a sua utilização destacam-se a prevenção da poluição, a remediação de terrenos contaminados, a monitorização da poluição e a reutilização dos resíduos. Como qualquer área tecnológica que utiliza novos materiais e substâncias químicas, as nanotecnologias podem trazer riscos ao ambiente e à saúde pública, pelo que serão igualmente abordados os aspetos relacionados com a toxicologia dos nanomateriais. O Workshop terá especialistas nacionais e internacionais, alguns ligados ao projeto europeu FP7 "Nanotechnology for contaminated land Remediation - NanoRem".

Este Workshop dirige-se a Geotécnicos, Hidrogeólogos, Ambientalistas, Químicos e Biólogos com intervenção ou interesse nos temas do evento, e com atividade académica, investigação, laboratorial, consultoria, projeto ou obra.

Muito brevemente estará disponível o programa do Workshop para divulgação.

Lição Pacheco Silva

/imgs/Newsleters/14/matosfernandes.jpgO nosso consócio Prof. Manuel Matos Fernandes, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi o conferencista da Lição Pacheco Silva, no dia 13 de Setembro, em Goiânia, integrada no COBRAMSEG 2014. O tema da lição foi "Grandes Escavações Urbanas: novos desenvolvimentos para controle e previsão dos movimentos induzidos em solos moles". Assistiram à palestra mais de 300 pessoas.

Para além da Lição, o Prof. Manuel Matos Fernandes participou ainda na sessão de divulgação do seu livro "Mecânica dos Solos; introdução à Engenharia Geotécnica" e proferiu ainda duas outras palestras, no Rio de Janeiro e em São Salvador da Baía.

Participação Portuguesa na 10ª Conferência Internacional de Geossintéticos

/imgs/igs_Newsletter_14.jpgTeve lugar em Berlim, Alemanha, entre os dias 21 e 25 de Setembro de 2014, a 10ª Conferência Internacional de Geossintéticos (10th International Conference on Geosynthetics). O evento foi organizado pela Comissão Alemã de Geossintéticos, que representa a International Geosynthetics Society naquele País e pela Sociedade Alemã de Geotecnia (German Geotechnical Society) e decorreu em paralelo com a Conferência Alemã de Mecânica dos Solos (33rd Baugrundtagung of Deutsche Gesellschaft für Geotechnik - German Soil Mechanics Conference).

A Conferência inclui 5 Palestras Especiais, entre as quais a Giroud Lecture proferida pelo Prof. Richard Bathurst, várias Sessões Temáticas, 8 Sessões Educacionais e uma Sessão dedicada ao Concurso dos Membros Jovens da IGS (Young IGS Members Contest). Foram submetidos a este concurso mais de 40 trabalhos, tendo o Júri seleccionado apenas 10 para apresentação durante a Conferência, entre os quais, o trabalho apresentado por Fernanda Bessa Ferreira (membro da IGS-Portugal), com o título Soil-geogrid interaction in the inclined plane shear movement.

A Conferência contou com mais de 800 participantes, entre os quais 6 membros da IGS-Portugal que apresentaram 6 trabalhos oralmente e 2 sob a forma de poster.

23rd European Young Geotechnical Engineering Conference

/imgs/Newsleters/14/joanaribeiro.jpgA vencedora do Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa 2013, Joana Betencourt Ribeiro, foi a representante da SPG na 23ª Conferência Europeia de Jovens Geotécnicos, que se realizou de 2 a 5 de Setembro, em Barcelona, Espanha, na Universidade Politécnica da Catalunha. Este evento contou com a apresentação de trabalhos de cerca de 50 jovens engenheiros, entre os quais o da nossa associada, com o tema "Behaviour of single piles under axial loading". 

 

Palestras do Prof. Fumio Tatsuoka

/imgs/Newsleters/14/Prof_Tatsuoka.jpgNo dia 17 de Setembro de 2014 decorreram na Sala 1 do Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), em Guimarães, pelas 11h00 e pelas 15h00, duas palestras proferidas pelo Professor Fumio Tatsuoka, da Tokyo University of Science, com os seguintes temas: "Seismic Disaster Mitigation by Geosynthetic-Reinforced Soil Structures" e "Stress-Strain Properties and Permeability of Compacted Soil Controlled by Dry Density and the Degree of Saturation."

Estas palestras foram transmitidas por videoconferência para o Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa e, no caso da primeira, também para o "National Building and Civil Engineering Institute", em Ljubljana, Eslovénia. O evento foi organizado pelo ISISE (Grupo de Geotecnia) da EEUM, com os apoios da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), da Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes da SPG, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros. Contaram com a presença do Prof. António Gomes Correia, organizador do evento e representante do ISISE e da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, do Inv. Eng. Carlos Pina, Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, dos Prof. António Viana da Fonseca e Inv. Eng. Eduardo Fortunato, respectivamente Coordenador e Vice-Coordenador da Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros e do Prof. Nuno Guerra, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

As palestras tiveram uma assistência de cerca de 70 pessoas (a primeira) e 30 pessoas (a segunda).

Workshop "Solos Contaminados: Legislação e Métodos de Diagnóstico e Investigação"

/imgs/Newsleters/14/workshop_cpga_Newsletter_14.jpgO Workshop foi coorganizado pela Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com o apoio da Ordem dos Engenheiros (Especialização em Geotecnia) e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), e decorreu no Auditório do Centro de Congressos do LNEC, no passado dia 2 de outubro.

A Sessão de Abertura foi presidida pelo Eng.º Carlos Pina, Presidente do LNEC, que, depois de se referir à histórica ligação entre o LNEC e a SPG e às atividades que esta promove, salientou o interesse do LNEC pelas atividades científicas e técnicas da área ambiental associadas à boa prática da engenharia civil e a atividade que vem sendo desenvolvida pelo Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiente do LNEC na área da geotecnia ambiental. Seguiram-se as intervenções da Dr.ª Celeste Jorge, Coordenadora do Workshop, do Eng.º António José Roque, Presidente da CPGA, e do Prof. Nuno Guerra, Vice-Presidente da SPG.

O Workshop contou com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros (Brasil), tendo sido abordadas as legislações de diferentes países, a diversidade geoquímica e radiométrica da geologia nacional, metodologias de estudo de locais potencialmente contaminados, e procedimentos administrativos e aspetos jurídicos relativos à responsabilidade ambiental e referente a seguros, quase sempre com recurso a casos de estudo. Seguiu-se uma Mesa Redonda constituída pelos oradores e moderada pela Eng.ª Carla Santos Silva da Revista Indústria e Ambiente.

A sessão de encerramento contou com a presença do Eng.º Alexandre Pinto, em representação da Ordem dos Engenheiros (Especialização em Geotecnia), da Eng.ª Ana Picado, em representação do Comissão Organizadora do evento e do LNEG, do Eng.º António José Roque, em representação da CPGA e do Prof. António Topa Gomes, que presidiu, em representação da SPG, agradecendo aos colaboradores, participantes, oradores, patrocinadores e apoios, em particular ao LNEC, coorganizador, e felicitando a CPGA por mais esta iniciativa e a Comissão Organizadora pela ampla participação (cerca de 140 inscritos, 35 sendo estudantes) e qualidade científica e técnica do evento.

Seminário sobre Geotecnia Portuária

O Seminário sobre Geotecnia Portuária irá realizar-se no dia 24 de Novembro de 2014, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa.

O Seminário é organizado pelo Grupo de Trabalho 6 da Comissão Portuguesa de Geotecnia de Transportes da SPG e pela Administração do Porto de Lisboa e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros (Especialização em Geotecnia).

Tendo por enquadramento a importância das infraestruturas portuárias na economia nacional, o presente Seminário tem como principal objectivo a análise dos principais problemas de natureza geotécnica que têm condicionado o desempenho de estruturas portuárias nacionais.

O Seminário irá abordar aspetos relacionados com o enquadramento normativo, seguindo-se a exposição de casos de obra, incluindo o respectivo desempenho em fase de exploração, e de casos de projectos de infraestruturas portuárias, onde os condicionamentos de natureza geotécnica apresentaram uma importância decisiva.

Público alvo: intervenientes no sector geotécnico e portuário em geral, incluindo donos de obra, construtores, projectistas, fiscalização e estudantes de engenharia.

Muito em breve serão disponibilizadas informações adicionais sobre o evento.

14º Congresso Internacional da AFTES

A AFTES (Associação Francesa de Túneis e Espaço Subterrâneo) organiza o seu 14º Congresso Internacional de 13 a 15 de Outubro em Lyon, em cooperação com as associações congéneres da Bélgica, da Itália, de Espanha, da Suiça e de Portugal. A Comissão Portuguesa de Túneis (CPT) da SPG será representada pelo seu Vice-Presidente, Eng. Frederico Melâneo. Poderão ser obtidas informações adicionais em www.congres.aftes.asso.fr/en/content/invitation

ExpoTunnel 2014

A SIG (Sociedade Italiana de Túneis) organiza o ExpoTunnel de 23 a 25 de Outubro em Bolonha, com o patrocínio das associações congéneres da Bélgica,  da Itália, de Espanha, da Suiça e de Portugal. A Comissão Portuguesa de Túneis (CPT) da SPG será representada pelo seu Vice-Presidente, Eng. Raul Pistone. Poderão ser obtidas informações adicionais em www.expotunnel.it/index.html?lng=2

Eventos

Eventos SPG

  • XXXI Lição Manuel Rocha, a proferir pelo Professor António Silva Cardoso (FEUP), no dia 10 de Novembro de 2014, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 15h00.
  • Seminário sobre Geotecnia Portuária, 24 de Novembro de 2014, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa.

Eventos das Sociedades Internacionais

[ler mais]
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui