Newsletter N.º 12 (Junho 2014)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios,

Após a apresentação nacional do livro editado pela Comissão Portuguesa de Túneis (CPT) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, de que se deu notícia nestas "newsletters", que decorreu nos Paços do Concelho da Covilhã, durante o 14º Congresso Nacional de Geotecnia, procedeu-se à sua apresentação internacional, durante a World Tunnel Conference 2014, em Foz do Iguaçu.

Felicito todos os colegas envolvidos na edição deste livro, que, conforme noticiamos, pode ser adquirido na SPG, em especial os editores - Engs. Raúl Pistone e António Pinto da Cunha e o Presidente da CPT, Eng. João Bilé Serra.

A próxima actividade da SPG é também através da CPT, no dia 4 de Julho, constituindo o 3º Seminário Internacional da CPT.

Saliento, ainda, a participação portuguesa nas conferências internacionais das sociedades que a SPG representa, nomeadamente o WTC2014 e o Eurock 2014. Antes deste último decorreu um curso sobre protecção de rochas ornamentais e conservação de locais arqueológicos, coordenado pelo Dr. José Delgado Rodrigues e no qual houve participação dos Engs. José Vieira de Lemos e José Muralha. Uma das conferências especiais do Eurock 2014 foi proferida pelo Eng. José Vieira de Lemos.

Chamo, finalmente, a atenção para o VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, que decorrerá em Goiânia, no Brasil, no dia 11 de Setembro de 2014, em simultâneo com o COBRAMSEG 2014 (de 9 a 13 de Setembro). Durante o Congresso decorrerão a Lição Victor de Mello, a proferir pelo Prof. James Mitchell, no dia 10, e a Lição Pacheco Silva, a proferir pelo nosso consócio Prof. Manuel Matos Fernandes, no dia 13. O programa é muito interessante e apelativo, pelo que desafio uma vez mais os nossos consócios que tenham essa possibilidade para estarem presentes nestes eventos, no Brasil.

José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

Assembleia Geral da ITA e Congresso Mundial de Túneis (WTC 2014)

/imgs/Newsleters/World_Tunnel_ITA_Brasil.jpgDecorreu em Foz do Iguaçu, Brasil, a 40ª Assembleia Geral da ITA-AITES (International Tunnelling Association) e o Congresso Mundial de Túneis (WTC 2014).

O conjunto de eventos, consultável em http://www.wtc2014.com.br/, iniciou-se em 9 de Maio com os cursos de curta duração, seguindo-se-lhe, no dia 10, a reunião do Comité Executivo da ITA com os animadores dos Grupos de Trabalho (WG) e a reunião geral da ITAtech. No Domingo, dia 11, decorreu a primeira parte da Assembleia Geral da ITA e das reuniões dos WG. O Congresso decorreu entre os dias 12 e 14 com três sessões paralelas e um espaço de exposição de posters e sessões de apresentação/discussão dos mesmos, com hora marcada. No dia 14 concluiu-se a Assembleia Geral da ITA, na qual, entre outras decisões, foi atribuída à Sociedade Norueguesa de Túneis a organização do WTC 2017, que irá decorrer em Bergen.

De entre os WG activos, foram promovidas reuniões dos seguintes: 2 (Research) , 3 (Contractual Practices), 5 (Health and Safety in Works), 9 (Seismic Effects), 11 (Immersed and Floating Tunnels), 12 (Sprayed Concrete Use), 19 (Conventional Tunnelling) e 21 (Life Cycle Asset Management).

Registou-se a participação de quinze congressistas de nacionalidade portuguesa.

A representação oficial da Comissão Portuguesa de Túneis foi assegurada, por parte da Comissão Portuguesa de Túneis, pelo Presidente Engº João Bilé Serra e pelos Vice-Presidentes Engº Raúl Pistone e Frederico Melâneo e, por parte da Sociedade Portuguesa de Geotecnia pelo Presidente Engº Machado do Vale. Este participou na mesa de uma das sessões.

/imgs/Newsleters/12/Apresentação_Livro_WTC.jpgPor gentileza da Comissão Organizadora do WTC 2014, que noz apraz registar como tónica dominante do ambiente relativamente à delegação portuguesa em Iguaçu, houve oportunidade para a apresentação mundial do livro "Túneis em Portugal" no decurso da ITA Open Session "Underground Spaceand Natural Resources". A apresentação esteve a cargo do Engº Bilé Serra. Esta obra, cujos editores são os Engºs Raúl Sarra Pistone e António Pinto da Cunha, foi alvo de muito apreço por diversos congressistas, em especial os de nacionalidade brasileira.

Livro "Túneis em Portugal”

/imgs/Newsleters/12/Livro Tuneis em Portugal.jpgFoi publicado o livro "Túneis em Portugal", co-editado pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia, pela Comissão Portuguesa de Túneis e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Esta obra resulta da actividade do Grupo de Trabalho 1 da CPT, animado pelo Engº Raúl Sarra Pistone, Vice-Presidente da CPT. Graças à colaboração de trinta e quatro autores, sob a orientação dos editores Engº Raúl Sarra Pistone e Engº António Pinto da Cunha, foi possível preparar uma obra bilingue de 425 páginas contendo informações de base e descrições pormenorizadas de aspectos diversificados de 72 obras subterrâneas. Nestas, incluem-se túneis rodoviários, ferroviários, de metropolitano, urbanos, hidráulicos, hidroeléctricos, para além de obras pontuais como estações de metropolitano e cavernas subterrâneas hidroeléctricas.

A divulgação pública desta iniciativa editorial ocorreu numa sessão nos Paços do Concelho da Covilhã, no âmbito do Congresso Nacional de Geotecnia, e a sua apresentação formal, a nível internacional, ocorreu no decurso do Congresso Mundial de Túneis (WTC 2014) na Foz do Iguaçu, Brasil.

O livro encontra-se à venda na SPG (http://www.spgeotecnia.pt/cptuneis) ao preço de 30 euros para os associados da SPG e da CPT, 40 euros para os restantes associados da SPG e 60 euros para o público em geral.

Acções de Formação da IGS-Portugal

/imgs/Newsleters/N_12_Formacao_IGS.jpgNo seguimento das acções de formação promovidas pela IGS-Portugal, com vista a aumentar o conhecimento dos alunos sobre os geossintéticos, bem como sobre as vantagens da sua aplicação nas diferentes obras de engenharia civil, geotécnica e do ambiente, realizou-se no dia 7 de Maio de 2014 no Auditório de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a palestra "Os Geossintéticos em Engenharia Civil. Aplicação no Reforço de Aterros". Esta palestra foi também apresentada no Instituto Superior de Engenharia do Porto, no dia 28 de Maio. No dia 30 de Maio foi apresentada, na Universidade de Évora, a palestra subordinada ao tema "Os Geossintéticos em Obras Geotécnicas e do Ambiente".

Estas acções de formação são de entrada livre, convidando-se todos os interessados a participar nas mesmas. No caso de estar interessado em promover uma palestra na sua instituição, contactar, por favor, a IGS-Portugal, através do e-mailigsportugal@geotecnia.pt

Eurock 2014

/imgs/Newsleters/12/EUROCK.jpgRealizou-se na cidade espanhola de Vigo, de 27 a 29 de Maio de 2014, o Simpósio Europeu da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM), EUROCK 2014.

O Simpósio foi precedido de um curso sobre Rock mechanics solutions for ornamental rock protection and archaeological site conservation, coordenado pelo consócio José Delgado Rodrigues. Três lições deste curso foram proferidas por consócios da SPG: Geological information for monuments preservation: from macro to micro scales por José Delgado Rodrigues, Modelling of masonry structures por José Vieira de Lemos e Rock mechanics methodologies for the mechanical characterization of masonry structures, por José Muralha.

Também precedendo o Simpósio, teve lugar um Workshop sobre Applicability and application of EUROCODE-7 to rock engineering design, organizado no âmbito das atividades do Evolution-group 13 do Sub-comité 7 da Comissão Técnica 250 do CEN, que foi o primeiro encontro de âmbito internacional dedicado à aplicação do Eurocódigo 7 a problemas de engenharia das rochas.

O Simpósio contou com a presença de diversos consócios da SPG, sendo de destacar a Lição Especial, proferida por José Vieira de Lemos, sobre Representation of rock discontinuities in safety analysis of large dams.  O consócio Luís Lamas, Secretário-geral da ISRM fez a apresentação da situação atual da Sociedade.

O Simpósio, que contou com 400 participantes, teve diversos eventos sociais e três visitas técnicas, tendo uma delas sido às obras da central subterrânea de Venda Nova III, da EDP.

BEFIPS 2014

Irá decorrer no dia 3 de Julho no Porto a reunião de 2014 do partenariado BEFIPS das associações representantes na ITA-AITES de Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Suiça. Terá lugar na sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros e será seguida de uma visita à obra do reforço de potência de Salamonde II. No dia seguinte, no âmbito do 3º Seminário Internacional da CPT, cada associação assegurará uma apresentação versando os projectos em curso ou os tópicos de investigação mais representativos no respectivo país.

3º Seminário Internacional da CPT

Na ocasião da realização da reunião BEFIPS 2014 decorrerá no próximo dia 4 de Julho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto o 3º Seminário Internacional da Comissão Portuguesa de Túneis e Obras Subterrâneas (CPT). No período da manhã os representantes das associações congéneres da Bélgica, Espanha, França, Itália e Suiça e da CPT apresentarão os projectos em curso ou os tópicos de investigação mais representativos nos respectivos países. Estas apresentações serão em Inglês. No período da tarde serão apresentadas, em Português, as experiências internacionais de dez empresas portuguesas.

O programa encontra-se disponível no site (http://www.spgeotecnia.pt/cptuneis)

Eventos

Eventos SPG

  • 3.º Seminário Internacional da CPT, 4 de Julho de 2014, FEUP, Porto. Informações: www.spgeotecnia.pt 
  • VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, 11 de Setembro de 2014, Goiânia, Brasil. Informações: www.cobramseg2014.com.br/
  • XXXI Lição Manuel Rocha, a proferir pelo Professor António Silva Cardoso (FEUP), no dia 10 de Novembro de 2014, pelas 15h00 no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Eventos das Sociedades Internacionais

  • Geohubei 2014 - Sustainable Civil Infrastructures: Innovative Technologies and Materials, 20 a 22 de Julho de 2013, Hubei, China. Informações: http://geohubei2014.geoconf.org/
  • Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Túneis, com início no dia 26 de Julho de 2014, será realizado quinzenalmente, às sextas-feiras e sábados, com conclusão prevista para junho de 2015. As aulas serão realizadas em São Paulo, Brasil. Informações: www.redentor.inf.br/posgraduacao/interna_cursos.jsp?id=842
  • Curso de Provas de Carga em Fundações, dias 1, 8, 15 e 16 de Agosto de 2014, das 9h00 às 18h00. São Paulo, Brasil. Informações: extensao@fec.unicamp.br
  • IS-Seoul 2014 - Eighth International Symposium on Geotechnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground, de 25 a 27 de Agosto de 2014, Seoul, Korea. Informações: www.is-seoul2014.org
  • Simpósio Ecos da Sardenha 2014, 26 a 28 de Agosto de 2014, São Paulo, Brasil. Informações: www.ecosdasardenha2014.com.br/site/
[ler mais]
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui