Newsletter N.º 6 (Maio 2013)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios,

A nossa Sociedade Portuguesa de Geotecnia viu recentemente reconhecida pelo Estado a sua utilidade pública, pela sua acção na divulgação da Geotecnia. É, ao mesmo tempo, um reconhecimento e um incentivo, que honra a actividade desenvolvida pela SPG ao longo dos anos, com o apoio e participação dos seus sócios nas suas diversas iniciativas. A documentação preparada para o efeito pela Direcção é um documento interessante sobre o presente e o passado da SPG, que será em breve disponibilizado aos sócios na área reservada da página da internet da Sociedade.

Como atempadamente enviado por "infomail" a todos os sócios, a Direcção decidiu re-abrir o Concurso Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa 2013, pelo facto de o prémio não ter sido atribuído em Março (foi atribuído apenas o prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa). Muito gostaria que o concurso fosse competitivo e uma nova oportunidade para os mais jovens se encontrarem e divulgarem o que estão a fazer nos seus trabalhos da área da Geotecnia, pelo que gostava de apelar à participação dos nossos sócios nas condições requeridas.

Pelo que é do conhecimento da Direcção e pelas notícias que publicamos nesta Newsletter e nas anteriores, constata-se que as Comissões Técnicas estão com uma actividade interessante, no caminho de cumprirem os objectivos da sua criação. Agradeço a todos quantos nelas participam, nomeadamente às suas Direcções, desejando que a sua actividade continue a desenvolver-se, como parece estar a ser o caso.

Termino com uma referência ao próximo Congresso Nacional de Geotecnia, que terá lugar na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, de 6 a 9 de Abril de 2014, presidido pelo Prof. Victor Cavaleiro. As Comissões Científica, de Acompanhamento e Organizadora têm desenvolvido o seu trabalho e em breve será divulgado o primeiro boletim do congresso, no qual serão anunciadas as principais datas importantes.

Saudações geotécnicas,

José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

Declaração de Utilidade Pública da SPG

A Direção da SPG requereu, em Agosto de 2012, a concessão da declaração de Utilidade Pública da SPG, que foi atribuída no passado dia 15 de março, por delegação do Primeiro-Ministro, pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, através do Despacho nº 4890/2013 publicado no Diário da República, 2ª série, nº 70, de 10 de Abril de 2013. O despacho, que pode ser lido na íntegra na página da internet da SPG, refere que a SPG "vem prestando (...) relevantes serviços à comunidade em geral, no tocante ao fomento da geotecnia, promovendo o encontro e troca de conhecimentos entre os técnicos que se dedicam à geotecnia e a cooperação entre entidades interessadas nesta área científica. Refira-se também a especial notoriedade pública e o grande impacto na comunidade técnica nacional da organização da Lição Manuel Rocha, dos Congressos Nacionais de Geotecnia, do Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia e de diversos cursos".

A Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) foi legalmente constituída em 26 de Maio de 1987, num processo conduzido pela Direção presidida pelo Professor Doutor Emanuel Maranha das Neves, mas a sua atividade teve início em 1951, com a Comissão de Mecânica dos Solos da Ordem dos Engenheiros. Esta Comissão era liderada pelo Engenheiro Manuel Rocha, figura ímpar da engenharia e da investigação científica no século XX, que viria a ser o Presidente, até 1966, das Associações que antecederam a SPG. A associação tornou-se independente da Ordem e teve, até 1973, diferentes designações. Nesse período, a associação filiou-se na Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações (ISSMFE), actualmente designada por Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e de Engenharia Geotécnica (ISSMGE), e na Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM). Em 1972, com o desenvolvimento da Geologia de Engenharia, em cuja Associação internacional (IAEG) o Agrupamento veio a filiar-se, passou a ter a actual designação de "Sociedade Portuguesa de Geotecnia", que foi autorizada por despacho de sua Excelência, o Secretário de Estado de Instrução e Cultura, a 24 de Julho de 1973.

A declaração de Utilidade Pública importa para a SPG a constituição de alguns deveres, assim como a concessão de regalias. De salientar que o prestígio consequente da possibilidade do título de Utilidade Pública só foi possível graças ao esforço conjunto, desde o início da vida da Sociedade, de todos os associados.

Reabertura do Concurso de Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa 2013

A SPG atribui anualmente, desde 2010, os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. O Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa não foi atribuído no 4º Encontro de Jovens Geotécnicos, no passado dia 20 de Março, pelo que a Direção da SPG decidiu reabrir as candidaturas a este Prémio, que tem o objectivo de premiar trabalhos de investigação que constituam uma contribuição quer para o progresso dos conhecimentos técnicos e científicos, quer para a resolução de problemas nacionais no domínio das especialidades da Geotecnia contempladas pela ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering). A reabertura do concurso foi anunciada em e-mail enviado a todos os sócios em 19 de Abril de 2013.

Os consócios interessados em concorrer devem enviar os seus trabalhos para o e-mail da SPG (spg@lnec.pt), até 30 de Junho de 2013. O regulamento do Prémio pode ser consultado na página da internet da SPG (www.spgeotecnia.pt). Podem concorrer ao Prémio trabalhos cujo primeiro autor seja sócio da SPG e que em Setembro de 2013 tenha até 35 anos de idade.

O concorrente premiado terá direito a um certificado comprovativo da distinção e ao pagamento das despesas inerentes à sua participação na Conferência de Jovens Engenheiros Geotécnicos sob os auspícios da ISSMGE, a realizar em 2014.

O Júri de apreciação dos trabalhos concorrentes será constituído por: Vice-Presidente da Direcção da SPG, Prof. Nuno Guerra, que preside e dispõe de voto de qualidade (por delegação do Presidente da SPG); Engº António José Roque, designado em Assembleia Geral da SPG no dia 28 de Março de 2012; Engª Ana Vieira; Prof. Jaime Santos; e Prof. Paulo Pinto.

Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA)

A 2.ª Mesa Redonda da CPGA sobre "Promover a discussão no domínio da Geotecnia Ambiental contribuindo para a sustentabilidade do ambiente" teve lugar no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), no passado dia 14 de maio.

Após a realização da Sessão de Abertura, que contou com a presença da Diretora do Departamento de Geotecnia (DG) do LNEC, a consócia Inva. Laura Caldeira, seguiu-se a participação dos 17 especialistas, de diferentes áreas de atividade e formação académica, convidados pela CPGA para o Painel. No final houve um período de Debate que contou com a participação dos especialistas convidados e dos membros da Direção da CPGA.

Os principais resultados desta Mesa Redonda e da primeira, que teve lugar na FEUP a 13 de março, serão divulgados brevemente no portal da CPGA e numa próxima newsletter da SPG.

Com a realização das duas Mesas Redondas, a CPGA pretende recolher ideias para promover ao longo do quadriénio um programa de Workshops temáticos de curta duração, com a presença de especialistas convidados pela CPGA, para fomentar a discussão dos conhecimentos e a resolução de problemas prementes associados à geotecnia ambiental, e lançar temas emergentes nesta área.

No final do quadriénio pretende-se organizar um Encontro Nacional, para divulgação e debate dos trabalhos desenvolvidos nos Workshops e apresentação de trabalhos pela comunidade técnica nacional interessada na Geotecnia Ambiental.

Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes (CPGT)

No passado dia 18 de abril de 2013 teve lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil a 1ª Reunião Plenária da Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes (CPGT), com a seguinte agenda:

1. Informações
2. Flyer da 3rd ICTG
3. Regulamento da CPGT
4. Apresentação dos planos de atividades pelos coordenadores dos grupos de trabalho e discussão
5. Formação dos grupos de trabalho
6. Portal da CPGT
7. Outros assuntos
8. Agendamento da próxima reunião

A reunião contou com a representação de várias universidades, laboratórios de investigação, empresas de projeto, construtoras e administração pública, nomeadamente Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Universidade da Madeira, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Lusíada, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Ambigroup, Coba, Ecolabor, Gabriel Couto, Geoplano, JetSJ Geotecnia, Monte Adriano, Mota-Engil, Secil, Somague, WW Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, Administração do Porto de Sines, Lusical, Estradas de Portugal, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, REFER e Siderurgia Nacional.

No próximo dia 1 de julho de 2013 realiza-se no Centro de Congressos do LNEC o Seminário do projeto SUPREMA (projeto de investigação desenvolvido em parceria pelo LNEC e pelo IST) - Aplicação Sustentável de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) em Infraestruturas Rodoviárias. Neste seminário será feita a apresentação do Grupo de Trabalho 1 da CPGT - Promoção da utilização de materiais não tradicionais em aterros e camadas estruturais.

O 18º Congresso Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, que se realiza entre 2 e 6 de Setembro de 2013 em Paris, França, inclui uma sessão paralela do TC202 - Workshop on Transportation Geotechnics, presidida pelo Prof. A. Gomes Correia, na qual haverá participação da CPGT.

Finalmente, refere-se que o Portal da CPGT, embora ainda em construção, já se encontra ativo, sendo possível aceder ao mesmo por via do site geral da SPG (www.spgeotecnia.pt).

IGS-Portugal

/imgs/IGS5.pngConforme oportunamente divulgado em anteriores Newsletters da SPG, a IGS-Portugal está a desenvolver conjuntamente com as universidades e politécnicos portuguesas ações de formação, com vista a aumentar o conhecimento dos alunos sobre os geossintéticos e vantagens da sua aplicação nas diferentes obras de engenharia civil, geotécnica e do ambiente. Neste âmbito, vai dar-se início à realização de palestras sobre a Utilização dos Geossintéticos em Engenharia Civil. A primeira palestra vai ter lugar no dia 6 de junho, na Universidade da Beira Interior, e a segunda, no dia 18 de junho, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (Instituto Politécnico de Setúbal).

As palestras terão uma duração máxima de 2 horas e vão abordar os seguintes aspetos:

  • principais tipos de geossintéticos e a sua importância na engenharia civil
  • multiplicidade das aplicações dos geossintéticos em obras de engenharia civil
  • funções dos geossintéticos nas diversas aplicações
  • propriedades relevantes em cada função
  • métodos de dimensionamento
  • apresentação de um caso prático de aplicação de geossintéticos (filosofia de dimensionamento/ aspetos construtivos/
    importância das atividades de garantia de qualidade)

No caso de estar interessado em promover uma palestra na sua instituição, por favor, contacte a IGS- Portugal, através do e-mail:igsportugal@spgeotecnia.pt

 

Revista Geotecnia

 /imgs/Capa_Revista_Geotecnia.pngAté recentemente, só estavam disponíveis em formato digital os artigos da Revista Geotecnia correspondentes aos números 1 a 100 e os números completos da revista a partir do número 109.

Os números 101 a 108 foram agora disponibilizados aos sócios.

Os números 1 a 100 são acessíveis na página da internet da SPG, na área da Revista Geotecnia, em "Arquivo - Índice das revistas com acesso aos artigos da revista n.º 1 ao n.º 100 (para sócios)".

Os restantes números (do 101 ao 126) estão disponíveis em "Arquivo - Números completos da revista (para sócios)".

O acesso ao conteúdo das revistas é reservado a sócios e necessita de registo.

 

Inscrições na 18th ICSMGE

Como anunciado em newsletters anteriores, a 18th Internacional Conference on Soil Mechanics and Geothecnical Engineering, vai realizar-se de 2 a 6 de Setembro de 2013, em Paris, França.

Vão ser apresentados 14 trabalhos de sócios da SPG. A inscrição no Congresso pode ser feita a preço reduzido até ao dia 16 de Junho de 2013, mas para usufruir desse preço é necessário fazer o registo no Congresso antes de 31 de Maio.

Para mais informações queira por favor consultar o site do Congresso em www.issmge2013.org 

Congresso Mundial de Túneis (ITA) WTC 2013

O Congresso Mundial de Túneis, WTC 2013, e a 39ª Assembleia Geral da ITA, irão decorrer entre os dias 31 de Maio e 7 de Junho de 2013, em Genebra, na Suíça. O tema central do evento, co-organizado pela Swiss Tunnelling Society e pela ITA, é Underground - the way to the future. Por impossibilidade do Engº João Bilé Serra, Presidente da Comissão Portuguesa de Túneis (CPT), o Eng.º Raúl Sarra Pistone, Tesoureiro da SPG e Vice-Presidente da CPT, irá participar em representação da SPG-CPT.

O WTC 2013 inicia-se com um curso sobre Ground Improvement e um seminário técnico e apresentação sobre Sprayed Waterproof Membranes. A primeira sessão da Assembleia Geral será no Domingo, seguida de reuniões de grupos de trabalho. De segunda a quarta-feira decorrerão as sessões do Congresso, incluindo a cerimónia de abertura, as sessões técnicas, várias sessões especiais, e uma exposição técnica. Na tarde de quarta-feira decorrerá a segunda parte da Assembleia Geral. O programa inclui ainda programas sociais e um ou dois dias de visitas técnicas.

O Congresso Mundial da ITA do próximo ano, WTC 2014, será no Brasil, na Foz do Iguaçu, entre 9 e 15 de Maio.

Simpósio Eurock 2014 – ISRM

O Simpósio Eurock 2014, com o tema Rock Engineering and Rock Mechanics: Structures on or in Rock Masses, irá decorrer no próximo ano, de 27 a 29 de Maio de 2014, na cidade de Vigo, em Espanha, numa organização conjunta da Escola de Minas da Universidade de Vigo com a Sociedade Espanhola de Mecânica das Rochas.

O Simpósio incluirá várias Sessões Plenárias e Sessões Paralelas, estando prevista a realização de dois mini-cursos e de um workshop nos dois dias que antecedem o Simpósio, e de visitas técnicas no dia após o seu encerramento. O Engº José Vieira de Lemos, Investigador-Coordenador do LNEC e sócio da SPG, irá proferir uma das Keynote Lectures, com o tema Representation of rock discontinuities in safety analysis of large dams, e o Dr. José Delgado Rodrigues, Investigador-Coordenador Aposentado do LNEC e sócio da SPG, é responsável pelo mini-curso com o tema Rock mechanics solutions for ornamental rock protection & archaeological site conservation. Uma das visitas técnicas incluirá a visita aos trabalhos de construção da nova central hidroeléctrica de Venda Nova III, em Vieira do Minho, Portugal.

Os resumos podem ser submetidos até 10 de Outubro de 2013 na página do Simpósio na internet (http://eurock2014.com).

Eventos

Eventos SPG

XIV Congresso Nacional de Geotecnia

O próximo Congresso Nacional de Geotecnia terá lugar na Covilhã, entre 6 e 9 de Abril de 2014, na Universidade da Beira Interior (UBI), e será co-organizado pela SPG e pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA) da UBI. O lema do Congresso é Geotecnia nas Infraestruturas, subordinado aos temas Água, Energia, Transportes e Ambiente.

Eventos das Sociedades Internacionais

  • 18th Southeast Asian Geotechnical Conference cum Inaugural AGSSEA Conference, Singapura, 29 a 31 de Maio de 2013. Informações: www.18seagc.com
  • II International Symposium on Geotechnical Engineering for the Preservation of Monuments and Historic Sites, (TC301) Napoli, Itália, 30 a 31 de Maio 2013. Informações: www.tc301-napoli.org 
  • International Symposium & Short Courses on "Recent Research, Advances & Execution aspects of Ground Improvement Works", Bruxelas, Bélgica, 30 de Maio a 1 de Junho de 2013. Informações: www.bbri.be/go/IS-GI-2012 
  • WTC 2013 - ITA-AITES World Tunnel Congress, Suiça, Genebra, 31 de Maio a 7 de Junho de 2013. Informações: www.wtc2013.ch/home.HTML
  • NAFEMS World Congress 2013, Salzburg, Áustria, 9 a 12 de Junho de 2013. Informações: www.nafems.org/congress
  • 6th International Symposium on Strait Crossings, Bergen, Noruega, 16 a 19 de Junho de 2013. Informações: www.tekna.no/event?p_kp_id=24859
  • ISRM SINOROCK 2013 "Rock Characterisation, Modelling and Engineering Design Methods", Shanghai, China, 18 a 20 de Junho de 2013. Informações: www.sinorock2013.org/
  • TC 215 ISSMGE International Symposium on "Coupled Phenomena in Environmental Geotechnics (CPEG) - from theoretical and experimental research to practical applications", Torino, Itália, 1 a 3 de Julho de 2013. Informações: www.tc215-cpeg-torino.org
  • ISRM Petroleum Geomechanics Commission: mini-symposium on "Computational Geomechanics for Deep Subsurface Injection", Viena, Áustria, 10 a 12 de Julho de 2013. Informações: http://biot2013.conf.tuwien.ac.at/programme/mini-symposia.html
[ler mais]
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui