Newsletter N.º 3 (Nov. 2012)

 
Editorial

Editorial

Caros Consócios,

Anuncia-se nesta terceira Newsletter a Direcção da "Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental", anteriormente "Comissão Técnica para a Valorização de Resíduos em Obras Geotécnicas". Esta alteração de nome implica um ajuste no âmbito da Comissão Técnica, tornando-a mais abrangente, que a Direcção da SPG considera, nesta fase, mais útil. Em nome da Direcção da SPG e em meu nome pessoal, agradeço à anterior Direcção da CT-VROG todo o trabalho desenvolvido e desejo à nova Direcção os maiores sucessos na prossecução do trabalho.

Quero também anunciar-vos a criação de uma nova comissão técnica, a de "Geotecnia nos Transportes". Esta comissão nasce na sequência de uma proposta do consócio e ex-Presidente da SPG Prof. António Gomes Correia, como uma forma de representar a SPG na comissão técnica TC 202 da ISSMGE, presidida pelo mesmo consócio, e, mais genericamente, fomentar o desenvolvimento dos conhecimentos da Geotecnia no domínio dos transportes. Desejo, igualmente, todo o sucesso a esta nova Comissão Técnica e à sua Direcção. Felicito igualmente o Prof. António Gomes Correia e os outros colegas que representam a SPG no TC 202 pelo facto de trazerem para Portugal a "3rd International Conference on Transportation Geotechnics", que será em Guimarães, em 2016.

Apelo aos consócios que estejam nas condições previstas no regulamento para concorrerem aos Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. É de todo o interesse para a SPG que os colegas mais jovens participem com trabalhos de qualidade em mais esta edição dos Prémios.

Finalmente, saliento a realização no passado dia 22 de Outubro da XXIX Lição Manuel Rocha. Tratou-se de mais uma excelente Lição, desta vez pelo Inv. Eng. José Vieira de Lemos, a quem agradeço, pessoalmente e em nome da Direcção da SPG. Agradeço igualmente à Prof. Ana Paula Silva, presidente da AGAA/UNL, que conncosco organiza este evento, e à Comissão Científica da Lição Manuel Rocha.

Saudações geotécnicas,


José Luís Machado Vale
(Presidente da SPG)

Notícias

Direcção da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (2012-2016)

Presidente
António José Roque

Vice-Presidentes
Maria de Lurdes Lopes
António Topa Gomes
 
Secretária-Geral
Celeste Jorge

Secretário-Adjunto
Nuno Cristelo

Tesoureiro
Jorge Gonçalves       

Direcção da Comissão Técnica Geotecnia nos Transportes (2012-2016)

Presidente
António Gomes Correia

Vice-Presidentes
Nuno Guerra
Eduardo Fortunato

Secretário-Geral
José Coelho das Neves

Secretários-Adjuntos
André Oliveira e Costa
Manuel Parente

Linhas de Acção da Comissão Portuguesa de Túneis

/imgs/CPT6.pngAs linhas de acção da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo (CPT) para o quadriénio 2012-2016 reflectem a conjuntura económica da actividade de construção subterrânea das empresas portuguesas. Assim, pretende-se:

  • dinamizar a presença portuguesa na ITA-AITES para aumento da notoriedade internacional da comunidade portuguesa de obras subterrâneas;
  • editar o livro "Túneis em Portugal" no final do ano 2013 com sessão de apresentação editorial em Portugal e no congresso da ITA na Foz de Iguaçu em 2014;
  • promover eventos de formação e de divulgação, na sequência da prática recente da CPT;
  • promover a participação portuguesa nos congressos mundiais da ITA;
  • dinamizar as comissões técnicas nacionais - mirror comissions - visando a colaboração com a ITA e a divulgação interna;
  • dinamizar a página web da CPT enquanto plataforma de contacto entre os membros, actualmente em grande número no estrangeiro.

Linhas de Acção da Comissão Portuguesa de Geossintéticos

/imgs/IGS5.pngAs principais linhas de acção da IGS-Portugal para o quadriénio 2012-2016 são as seguintes:

  • promover a realização anual de palestras sobre geossintéticos, a proferir por especialistas nacionais ou internacionais de reconhecido mérito, em diferentes locais do país, privilegiando a compreensão sobre o comportamento dos geossintéticos e suas aplicações em obras de engenharia;
  • promover um maior conhecimento sobre os geossintéticos nos Congressos Nacionais de Geotecnia, nomeadamente a realização, durante o próximo Congresso Nacional de Geotecnia, de um curso de curta duração, uma palestra numa Sessão Plenária e uma Sessão Paralela dedicada aos geossintéticos;
  • desenvolver acções conjuntas com as universidades e politécnicos para aumentar o conhecimento dos alunos sobre os geossintéticos e vantagens da sua aplicação nas diferentes obras de engenharia civil, geotécnica e do ambiente;
  • promover a elaboração de um livro, da autoria de diferentes membros da IGS-Portugal, que reúna conhecimentos/desenvolvimentos nos diferentes domínios dos geossintéticos;
  • fomentar a cooperação com as Comissões Brasileiras e Espanholas de Geossintéticos (IGS-Brasil e IGS-Espanha).

Linhas de Acção da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental

A CPGA propõe-se fomentar o desenvolvimento dos conhecimentos associados à Geotecnia Ambiental, promover a divulgação de estudos e trabalhos sobre aterros de resíduos, solos e águas subterrâneas contaminados e sua remediação, reciclagem de resíduos e áreas emergentes afins e colaborar com organizações nacionais e internacionais congéneres.

Na primeira reunião de Direção foi distribuída pelos seus membros a responsabilidade pela dinamização por cada um dos três temas principais acima indicados. A atribuição dos temas ficou assim organizada: Maria de Lurdes Lopes e António Topa Gomes com os Aterros de Resíduos; Celeste Jorge e Jorge Gonçalves com os Solos Contaminados; e António José Roque e Nuno Cristelo com a Reciclagem de Resíduos.

As linhas de ação definidas na primeira reunião de Direção para o quadriénio 2012-2016 prevêem: a elaboração do Regulamento; a organização de dois Seminários, sendo o primeiro sobre reciclagem de resíduos em obras geotécnicas e o segundo sobre solos e águas contaminados e sua remediação; organização de Wokshops especializados de curta duração; o lançamento do livro "Valorização de resíduos em obras geotécnicas. Caracterização e medidas para o desenvolvimento do sector", iniciado no quadriénio 2008-2012 pela Comissão Técnica para a Valorização de Resíduos em Obras Geotécnicas (CT-VROG); a criação de condições para a formação de Grupos de Trabalho; e o desenvolvimento do portal, que a par do correio eletrónico, constituirá um meio privilegiado de contacto com os associados e de divulgação das atividades da CPGA.

Linhas de Acção da Comissão Técnica Geotecnia nos Transportes

A Comissão Técnica Geotecnia nos Transportes é uma comissão técnica da SPG, com membros representativos das instituições de investigação e  ensino, bem como públicas e privadas de interface com a Sociedade, e que tem por finalidades:

  • Assegurar, por delegação da SPG, a representação em Portugal do TC 202 da ISSMGE, e o desenvolvimento de atividades associadas aos termos de referência, podendo ser formados grupos de trabalho como espelho dos existentes no TC 202.
  • No plano nacional, fomentar o desenvolvimento dos conhecimentos da geotecnia no domínio da geotecnia nos transportes (estradas, aeroportos, vias férreas e portos) e promover a cooperação entre entidades interessadas na temática da CT.
  • No plano internacional, colaborar com os organismos afins.

Para realizar estas finalidades procurará a CT:

  • Preparar documentação técnica de apoio ao exercício das atividades relacionadas com a temática da CT, muito particularmente, especificações e recomendações para o uso de novos materiais e tecnologias (construtivas e de monitorização), servindo de suporte à elaboração de nova legislação reguladora das inovações nas temáticas da CT.
  • Organizar reuniões técnicas e científicas nos planos nacional e internacional, e visitas de estudo.
  • Compilar e disponibilizar num portal próprio informação aos seus membros (reservada) e à sociedade, nas vertentes relacionadas com especificações, manuais de boas práticas de dimensionamento, construção, conservação, exploração e segurança, bem como artigos da especialidade.
  • Organizar acções de divulgação dos trabalhos da CT e também de formação.

Prémios Jovens Geotécnicos 2013

Foram anunciados, no passado dia 21 de Novembro, os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa, para o ano de 2013. Os consócios interessados devem enviar os seus trabalhos até 15 de Janeiro de 2013. O regulamento dos Prémios pode ser consultado na página da internet da SPG (www.spgeotecnia.pt).

Próxima ICTG em Guimarães

A 3rd International Conference on Transportation Geotechnics terá lugar em 2016, em Portugal, na cidade de Guimarães.

A Comissão Técnica Internacional "Transportation Geotechnics" (TC 202) da ISSMGE, presidida atualmente pelo consócio, Prof. A. Gomes Correia (UM), e onde participam como representantes nomeados pela SPG o Investigador Eduardo Fortunato (LNEC) e o Engº André Costa (EP), decidiu que a próxima "International Conference on Transportation Geotechnics" será realizada em Guimarães. A Conferência será organizada pela SPG, pela Universidade do Minho e pelo TC 202 da ISSMGE e será realizada sob os auspícios da ISSMGE. O primeiro convite foi efetuado na sessão de encerramento da 2nd International Conference on Transportation Geotechnics realizada em Sapporo, Japão, de 10 a 12 de setembro de 2012, evento do qual se deu conta na Newsletter Nº 2.

Parceria entre a SPG e a ABMS

A Direcção da SPG, representada pelo Eng.º Machado do Vale e pelo Prof. António Topa Gomes, promoveu reuniões com a ABMS, no decorrer de um Congresso no Brasil em que ambos participaram, visando a preparação do próximo Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia e a discussão do regulamento das Lições Victor de Mello.

O próximo Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia será em Goiânia, dia 11 de Setembro de 2014, no segundo dia do XVII COBRAMSEG, que decorrerá de 10 a 13 de Setembro de 2014.

O presidente da SPG, Engº Machado do Vale, participou ainda, como observador, na reunião do Conselho da ABMS no qual se elegeu o seu novo presidente, Eng.º André Assis, que iniciará funções no dia 1 de Janeiro de 2013.

XXIX Lição Manuel Rocha

A XXIX Lição Manuel Rocha foi proferida, no passado dia 22 de Outubro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, pelo Eng.º José Vieira de Lemos, Investigador Coordenador e actual Director do Departamento de Barragens de Betão do LNEC, que abordou o tema "Estudo de obras em maciços rochosos com base em modelos de meio descontínuo".

A organização esteve a cargo da Associação de Geotécnicos Antigos Alunos da Universidade Nova de Lisboa (AGAA/UNL) e da SPG. A Sessão de Abertura foi presidida pela Professora Ana Paula Silva, Presidente da AGAA/UNL, a apresentação do orador ficou a cargo do Investigador Coordenador Rui Correia, e o agradecimento foi feito pelo Presidente da SPG,  Eng.º Machado do Vale, que ofereceu ao Eng.º José Vieira de Lemos uma medalha da SPG e um certificado alusivos à Lição. Estiveram presentes cerca de 170 pessoas, entre as quais a Dr.ª Teresa Rocha, e outros familiares e amigos do Engenheiro Manuel Rocha.

Em nome da Comissão Científica para a Lição Manuel Rocha, o Doutor Ricardo Oliveira anunciou que o orador da próxima Lição será o Professor Eduardo Alonso, da Universidade Politécnica da Catalunha.

No final da Sessão, a Dr.ª Teresa Rocha proferiu um sentido agradecimento à SPG e à AGAA/UNL pela continuidade e manutenção do prestigio das Lições que, afirmou, muito honra a mémoria do seu marido.

O encerramento da Sessão foi feito pelo Doutor Celso Matias, que representou o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Reunião das Associações de Túneis em Modane

Realizou-se no passado dia 18 de Outubro, em Modane, França, uma reunião das Associações de Túneis de seis países europeus: França, Bélgica, Itália, Suíça, Espanha e Portugal. Na reunião, organizada pela Associação Francesa de Túneis (AFTES), os representantes de cada uma das Associações (Presidentes ou Vice-Presidentes) tiveram oportunidade de relatar as suas actividades, e de anunciar os seus projectos.

O Eng.º João Bilé Serra, Presidente da Comissão Portuguesa de Túneis (CPT) da SPG, apresentou diversas obras de túneis em curso em Portugal e anunciou duas iniciativas para o próximo ano: o lançamento do livro "Túneis em Portugal" e a realização do 3.º Seminário da CPT. 

Na véspera da reunião os participantes visitaram o túnel de segurança do túnel rodoviário de Fréjus.

Participação Portuguesa em Mini-Curso sobre Túneis no Brasil

O Núcleo Regional de São Paulo e o Comité Brasileiro de Túneis da ABMS, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, organizaram no dia 13 de Setembro, em São Paulo, um mini-curso com o tema "Projecto e Construções de Estações Enterradas e Túneis (TBM e NATM) nos granitos heterogéneos do Porto".

A convite da ABMS, os responsáveis pela apresentação do Curso foram os Professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto, e sócios da SPG, António Viana da Fonseca e António Topa Gomes.

Participaram no Curso 80 pessoas entre as quais cerca de 10 profissionais portugueses que trabalham no mercado brasileiro.

Participação Portuguesa no COBRAMSEG 2012 e no ISC'4

Teve lugar em Porto de Galinhas, Pernambuco, entre os dias 15 e 18 de Setembro, o XVI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - COBRAMSEG 2012. Sob o tema Engenharia Geotécnica: Ambiente, Desenvolvimento, Desafios e Soluções, o congresso juntou a comunidade geotécnica brasileira e um elevado número de participantes internacionais, tanto mais que, no mesmo local, se seguiu o Congresso ISC'4 - 4th International Conference on Geotechnical and Geophysical Site Characterization, promovido pela ABMS e pelo TC 16 da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos.

No total inscreveram-se nos eventos mais de 1200 geotécnicos, tendo Portugal sido representado por mais de uma dezena de participantes e apresentado um número relevante de artigos. A Direção da SPG esteve representada pelo Engº Machado do Vale e pelo Prof. António Topa Gomes.

No congresso foi ainda repetida a Lição Victor de Mello, proferida originalmente pelo Prof. Michele Jamiolkowski em Lisboa, no final do VI Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia.

Participação Portuguesa no EuroGeo 5

O 5º Congresso Europeu de Geossintéticos, EuroGeo 5, realizou-se em Valência, Espanha, entre 16 e 19 de setembro de 2012. O evento foi organizado pela Comissão Espanhola de Geossintéticos, que representa a International Geosynthetics Society (IGS) naquele país, e contou com mais de seis centenas de participantes.

O congresso incluiu quatro conferências especiais, oito sessões temáticas, quatro sessões educacionais, dois painéis de discussão e dois cursos de curta duração, um dos quais, subordinado ao tema da Garantia de Qualidade dos Geossintéticos em Aterros de Resíduos, foi apresentado pelas consócias Maria da Graça Lopes (ISEL) e Madalena Barroso (LNEC).

O Congresso incluiu também uma exposição técnica, em que participaram três patrocinadores de platina, seis patrocinadores de ouro, oito patrocinadores de prata e cinquenta e cinco expositores.

Salienta-se, por fim, a participação de membros da IGS-Portugal na apresentação de trabalhos, bem como das sócias Maria de Lurdes Lopes, Maria da Graça Lopes, Isabel Pinto, Margarida Pinho Lopes, Castorina Vieira e Madalena Barroso na presidência/moderação de diversas sessões técnicas.

Eventos

Eventos das Sociedades Internacionais

  • Geosynthetics ASIA 2012, 5th Asian Regional Conference on Geosynthetics, Bangkok, Tailândia, 10 a 13 de Dezembro de 2012. Informações: http://geosynthetics-asia2012.com/
  • 4th International Seminar on Forensic Geotechnical Engineering, Bengaluru, Índia, 10 a 18 de Janeiro de 2013. Informações: http://www.4isfge.org/
  • International Symposium on Tunnelling and Underground Space Construction for Sustainable Development (TU-Seoul 2013), Seoul, Korea, 18 a 20 de Março de 2013. Informações: www.tu-seoul2013.org
[ler mais]
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui