Newsletter N.º 1

 
Editorial

Editorial

Mensagem do Presidente da SPG

Caros Consócios,


É com grande satisfação que vos contacto pela primeira vez como Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), através desta edição inaugural da Newsletter SPG.

A Newsletter SPG é o novo projecto editorial lançado pela Direcção da SPG, que vai abordar todas as questões relacionadas com a vida da Sociedade, em complementaridade com o site (www.spgeotecnia.pt). Terá periodicidade bimestral, podendo igualmente haver edições decorrido menor período de tempo, caso haja assuntos urgentes a divulgar.

Pretende-se que seja um veículo de divulgação de eventos organizados e patrocinados pela SPG, de eventos nacionais e internacionais na área da geotecnia, de divulgação de projectos e obras de relevância geotécnica, de legislação aplicável para a profissão e um espaço para artigos de opinião. A Newsletter pretende incentivar ainda os sócios a participar de forma mais activa nas actividades da SPG e atrair mais sócios e patrocinadores.

Esta alteração é uma evolução natural do percurso que a SPG tem vindo a fazer ao longo dos últimos tempos e a continuação do trabalho que a anterior Direcção iniciou, apostando na actualização permanente do site, na disponibilização das revistas Geotecnia e Soils and Rocks em formato digital na área reservada a sócios e na comunicação via electrónica com os associados, através do Infomail.

Mais do que nunca a inovação tecnológica, o conhecimento das diferenças e o reconhecimento das nossas capacidades e a partilha de recursos são vectores essenciais para se ter sucesso nos mercados internacionais. Assim, a SPG pode ser útil em divulgar o que bem sabemos fazer. Por exemplo:

• Apoiar activamente a participação de consócios e publicação de comunicações em eventos internacionais.
• Estreitar as relações com as sociedades irmãs nos países de língua oficial portuguesa e apoiar a sua criação onde ainda não existem e onde as empresas portuguesas têm actividade.
• Promover o estudo e divulgação de matérias que os nossos associados solicitem. 
• Apoiar a internacionalização do nosso sector económico, promovendo a discussão técnico-científica e fomentando o conhecimento no domínio da geotecnia mais vocacionado para as particularidades dos novos mercados.

A SPG tem cerca de 1000 sócios, individuais e colectivos, das várias sensibilidades  geotécnicas, e representa em Portugal a ISSMGE1, a IAEG2, a ISRM3, a ITA4 e a IGS5. É um fórum aberto a debates sobre a evolução tecnológica nos diversos domínios geotécnicos e a sua actividade nacional e internacional tem sido importante para divulgar fora o que fazemos cá e para divulgar aos associados as novidades do que se faz lá fora.

O período difícil que Portugal atravessa obriga a que a Direcção da SPG esteja mais activa, respondendo às solicitações dos sócios e agindo proactivamente para que que os associados possam reconhecer a importância da SPG para os seus interesses e necessidades. O nosso objectivo é manter ou crescer o número de associados e só o conseguiremos com muito trabalho e reconhecimento.


José Luís Machado do Vale
Presidente da SPG


 

 1 ISSMGE - International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering

 2 IAEG - International Association for Enginering Geology and the Environment

 3 ISRM - International Society for Rock Mechanics

 4  ITA - International Tunnelling and Underground Space Association

 5  IGS - International Geosynthetics Society

Notícias

Corpos Gerentes da SPG (2012-2016)

A Direcção da SPG, para o quadriénio 2012-2016, foi eleita em Assembleia Geral, no dia  28 de Março de 2012, e tomou posse no dia 19 de Abril de 2012 durante a sessão de encerramento do XIII Congresso Nacional de Geotecnia, realizado em Lisboa.

Assembleia Geral
Presidente: Rui Correia
Secretária: Rafaela Cardoso

Direcção
Presidente: José Luís Machado do Vale
Vice-Presidente: Nuno Guerra
Secretária Geral: Maria Luísa Braga Farinha
Secretário Adjunto: António Topa Gomes
Tesoureiro: Raúl Sarra Pistone

Conselho Fiscal
Presidente: António Cristovão
Secretário: Gonçalo Tavares
Vogal: Victor Correia

Representantes da SPG na Direcção da Revista Geotecnia (2012-2016)

Director
José Couto Marques

Comissão Executiva
Madalena Barroso
Paulo Coelho

Representantes da SPG na Direcção da Revista Soils and Rocks (2012-2016)

Director-Adjunto
Manuel Matos Fernandes

Comissão Executiva
Jorge Almeida e Sousa
João Maranha

8.ª Reunião Anual SPG

A SPG organizou a sua 8.ª Reunião Anual, na tarde do dia 28 de Março de 2012, no LNEC. A reunião incluiu uma Conferência Especial proferida pelo Eng.º Frederico Melâneo, com o tema 14 anos do Metropolitano de Lisboa. Obras após a Expo 98, a que se seguiu a Assembleia Geral da SPG. 

SPG e ABMS reforçam parceria

Durante o VI Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, a SPG e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), representadas pelos seus Presidentes, assinaram acordos referentes à Revista Geotecnia e à Revista Soils and Rocks, que resultaram de várias reuniões entre as duas entidades, e que têm como objectivo reforçar os laços que unem as comunidades geotécnicas de Portugal e do Brasil, e a troca de conhecimentos na área geotécnica.

A organização conjunta dos Congressos Luso-Brasileiros e da Victor de Mello Lecture são dois exemplos da parceria que existe entre as duas Sociedades.

A Revista Geotecnia e a Revista Soils and Rocks são disponibilizadas gratuitamente em formato digital aos sócios das duas Sociedades: SPG e ABMS.

VI Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia

O VI Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia teve lugar em Lisboa, no IST, no dia 16 de Abril de 2012, com o tema Risco e Segurança. O Congresso teve várias sessões plenárias para conferências pronunciadas por distintos colegas Brasileiros e Portugueses e várias sessões paralelas para apresentação das comunicações e respectiva discussão. Teve ainda lugar a terceira Victor de Mello Lecture, proferida pelo Prof. Michele Jamiolkowski (Technical University of Torino), acontecimento que a ABMS e a SPG co-organizam aquando da realização dos Congressos Luso-Brasileiros de Geotecnia, numa homenagem ao patrono da lição e grande vulto da engenharia mundial. Para terminar o Congresso teve lugar um jantar de convívio entre os participantes na Cozinha Velha, no Palácio de Queluz.

XIII Congresso Nacional de Geotecnia

O XIII Congresso Nacional de Geotecnia teve lugar em Lisboa, entre as tardes dos dias 17 e 19 de Abril de 2012 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com o tema Pensar e Construir com a Natureza. O Congresso foi co-organizado pela SPG, pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e pelo LNEC. O evento  teve cinco sessões plenárias para conferências apresentadas por especialistas estrangeiros e portugueses de reconhecido mérito, e várias sessões paralelas para apresentação e discussão das respectivas comunicações. O jantar de confraternização entre os participantes foi no Museu da Água.

Simpósio Eurock 2012 - ISRM

A reunião do Council da ISRM realizou-se por ocasião do Simpósio Eurock 2012 que decorreu de 28 a 30 de Maio de 2012 em Estocolmo (Suécia) com o tema Rock Engineering & Technology for Sustainable Underground Construction. O Eng.º José Muralha representou a SPG nesta reunião e na dos Grupos Nacionais Europeus da ISRM. Este evento realizou-se no ano em que a ISRM celebra o seu 50.º Aniversário, tendo sido exibida, durante o evento, uma exposição histórica. Foi também lançado o Livro Comemorativo dos 50 Anos da ISRM.

O próximo Simpósio Internacional da ISRM decorrerá de 23 a 26 de Setembro de 2013, em Wroclaw, na Polónia (Eurock 2013).

Congresso Mundial de Túneis da ITA

O Congresso Mundial de Túneis, WTC2012, e a 38.ª Assembleia Geral da ITA, decorreram entre os dias 18 e 23 de Maio de 2012 na capital da Tailândia, Bangkok, sendo a temática central do evento: Tunnelling and Underground Space for a Global Society. Organizado pelo grupo tailandês da ITA (TUTG) e a ITA, foi um verdadeiro sucesso, com mais de 1300 participantes. Em representação da SPG-CPT participou o Eng.º Raúl Sarra Pistone.

O próximo Congresso Mundial, WTC2013, será na Suíça, na cidade de Genebra, também no mês de Maio.

Participação portuguesa no SEFE7

Decorreu em São Paulo, Brasil, nos passados dias 16 a 20 de Junho de 2012, o Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE7) em simultâneo com a 1.ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia. O evento contou com a presença de mais de 1000 inscritos, comprovando a grande vitalidade do actual mercado brasileiro de geotecnia e fundações especiais.

Portugal esteve representado por uma delegação constituída por cerca de uma dezena de técnicos, entre os quais o Presidente da SPG. Foram apresentados 11 trabalhos de autores portugueses, no âmbito das sessões técnicas e das sessões de posters.

Prémios Jovens Geotécnicos

A SPG atribui anualmente, desde 2010, os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa.

O vencedor do Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa 2011, Luís Manuel Araújo Santos, vai representar a SPG na 22.a Conferência Europeia de Jovens Geotécnicos, que se realiza entre 26 e 29 de Agosto de 2012, em Gotemburgo, Suécia, com o artigo Numerical simulation of tunnel construction in London Clay using three constitutive models.

O 3.º Encontro de Jovens Geotécnicos realizou-se na manhã do dia 17 de Abril de 2012, no IST, por ocasião do VI CLBG e do XIII CNG. O Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa 2012 foi atribuído a Sara Rios da Rocha e Silva, com o artigo Comportamento cíclico de misturas de solo-cimento. O Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa 2012 foi atribuído a António Aráujo Correia, com o artigo An innovative pile-head macro-element model for seismic analysis of pile/column supports, que irá representar a SPG na 5.ª Conferência Internacional de Jovens Geotécnicos (5iYGEC'13), que se realizará em Paris, França, de 31 de Agosto a 1 de Setembro de 2013, na Ecole des Ponts ParisTech. 

Eventos

Eventos SPG

XIX Lição Manuel Rocha

A próxima Lição Manuel Rocha irá ser proferida pelo Eng.º José Vieira de Lemos, Investigador Coordenador e actual Director do Departamento de Barragens de Betão do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com o tema "Estudo de obras em maciços rochosos com base em modelos de meio descontínuo".

A Lição terá lugar no dia 22 de Outubro de 2012, pelas 15h00, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Eventos das Sociedades Internacionais

  • 11th Austrália - New Zealand Conference on Geomechanics, Melbourne, Australia, 15 a 18 de Julho de 2012. Informações: www.anz2012.com.au
  •  34th International Geological Congress (34th IGC) Queensland, Austrália, de 5 a 10 de Agosto de 2012. Informações: www.34igc.org/index.php
  • II ISSER - South American Symposium on Rock Excavations, ISRM Regional Symposium, San Jose, Costa Rica, de 8 a 10 de Agosto de 2012. Informações: www.civiles.org/acg/simposio
  • ICSE-6 - 6th International Conference on Scour and Erosion, Paris, França, de 27 a 31 de Agosto de 2012. Informações: www.icse-6.com
  • Baltic Piling Days 2012, Tallinn, Estónia, de 3 a 5 de Setembro de 2012. Informações: www.balticpiling.com
[ler mais]
© SPG, Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Todos os direitos reservados.
 

De acordo com o DL nº 7/2004, de 7 de Janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, rectificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º. Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço de email do remetente.
Se deseja ser removido da nossa lista clique aqui