Workshop "Economia Circular em Geotecnia Ambiental"

/imgs/Newsleters/30/Fotografia_2.png


A Universidade de Coimbra (UC) e a Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) estão a organizar o Workshop "Economia Circular em Geotecnia Ambiental", o qual terá lugar no Departamento de Engenharia Civil da UC, no dia 22 de novembro de 2017.

O evento está organizado em 4 sessões temáticas: Conceitos e Objetivos Estratégicos da Economia Circular; Eficiência e Desafios Societais na Utilização dos Geomateriais; Processamento e Tratamento de Resíduos; e Desenvolvimentos Recentes para Recuperação de Áreas Contaminadas.

Destaca-se a presença do Senhor Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, que fará uma intervenção na Sessão de Abertura sobre o Plano de Ação para uma Economia Circular. Outras intervenções especiais confirmadas são as da Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Azevedo, que falará sobre os Contributos do PO SEUR na Economia Circular, do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, António Júlio Veiga Simão, que apresentará os Programas de Apoio no Âmbito das Políticas Nacional e Europeia relacionados com o tema do evento, da Diretora Executiva da Smart Waste Portugal, Luísa Magalhães, que abordará "A Relevância do Setor dos Resíduos na Perspetiva de uma Economia Circular" (estudo elaborado pela Augusto Mateus & Associados), e da Diretora Executiva da ANIET, Francelina Pinto, que falará sobre os Contributos da Indústria Extrativa para a Economia Circular.

Os apoios institucionais ao evento já confirmados são: Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET), Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Ordem dos Engenheiros (OE), Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

O Workshop está aberto a todos os profissionais intervenientes na área dos resíduos em geral, incluindo empresários, técnicos superiores, juristas, economistas, académicos e estudantes.

Na próxima newsletter da SPG será apresentado o programa completo do evento, o "link" para o portal e a ficha de inscrição.

+ info: folheto do workshop "Economia Circular em Geotecnia Ambiental".