Prémio José Folque - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa 2018

No dia 27 de maio de 2018, no Auditório da Universidade dos Açores, teve lugar o 9.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2018 a Martim Rodrigues de Matos, com o trabalho intitulado "Escavação de poços verticais em rocha através do método de Cargas Suspensas na Central Hidroeléctrica de Gouvães". O Prémio foi atribuído no dia 29 de maio de 2018, antes do encerramento do 16.º Congresso Nacional de Geotecnia.

Prémio José Folque - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa 2017

No dia 13 de outubro de 2017, no Auditório do Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no último dia do 1.º Seminário de Geotecnia nos Transportes, teve lugar o 8.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2017 a Catarina Fartaria, com o trabalho intitulado "Aterros de aproximação a pontes integrais: Mitigação de assentamentos através de reforço com geogrelhas".

Foram também atribuídas duas Menções Honrosas, a Ana Sofia Saldanha, com o trabalho "Microzonamento de suscetibilidade à liquefação aplicado a um caso de estudo da região de Lisboa", e a Pedro Patrício, com o trabalho "Influência da resistência à flexão de paredes de contenção na rotura de fundo de escavações em solos arenosos".

Os Prémios foram atribuídos na sessão de encerramento do 1.º Seminário de Geotecnia nos Transportes, que decorreu no dia 13 de outubro de 2017. 


Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2016

No dia 19 de Junho de 2016, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no primeiro dia do 15º Congresso Nacional de Geotecnia e 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, teve lugar o 7.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2016 a João Pedro Saraiva, com o trabalho intitulado "Avaliação da resistência do solo à cravação de estacas instaladas em condições offshore".

Foi também atribuída uma Menção Honrosa - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa: à Vanessa Catarina Ramos Aleixo com o artigo "Rotura de fundo em escavações devida a percolação ascendente".

Os Prémios foram atribuídos na sessão de encerramento do 15º Congresso Nacional de Geotecnia e 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, que decorreu no dia 22 de Junho de 2016.

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2015

No dia 25 de Março de 2015, no Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil,  teve lugar o 6.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2015 a Henrique Lopes dos Santos Lopes, com o trabalho intitulado "Caracterização térmica de um solo pelo hot wire method". O Prémio foi atribuído no dia 25 de Março de 2015, antes da Assembleia Geral da SPG.

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2014

No dia 6 de Abril de 2014, no Anfiteatro Parada da Universidade da Beira Interior (UBI), teve lugar o 5.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2014 a Ana Luísa Gonçalves Ramos, com o trabalho intitulado "Caracterização e Modelação Numérica da Rugosidade de Descontinuidades Rochosas". O Prémio foi atribuído no dia 8 de Abril de 2014, antes da Sessão de Encerramento do 14º Congresso Nacional de Geotecnia.

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2013

No dia 20 de Março de 2013, no Centro de Congressos do LNEC, teve lugar o 4.º Encontro de Jovens Geotécnicos, e onde foram entregues os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2013 a Catarina Cota, com o trabalho intitulado "Influência da Forma da Superfície de Cedência do Terreno no Comportamento de um Túnel e suas Consequências na Avaliação de Danos nas Estruturas  à Superfície". Foram atribuídas duas Menções Honrosas: a Gonçalo Rodrigues com o artigo "Estudo da Durabilidade de Dois Agregados Reciclados para Aplicação na Camada de Drenagem de Aterros de Resíduos" e a Miguel Ferreira do Amaral com o artigo "Comportamento Hidro-Mecânico da Areia Siltosa do Porto em Condições Cimentadas e não Saturadas". 

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2012

No dia 17 de Abril de 2012, no Instituto Técnico de Lisboa, teve lugar o 3.º Encontro de Jovens Geotécnicos, tendo sido o Prémio entregue no dia 19 de Abril de 2012, no Centro de Congressos do LNEC.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2012 a Sara Rios da Rocha e Silva, com o trabalho intitulado "Comportamento Cíclico de Misturas de Solo-Cimento".

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2011

No dia 23 de Março de 2011, no Centro de Congressos do LNEC, teve lugar o 2.º Encontro de Jovens Geotécnicos e onde foram entregues os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2011, em ex aequo a André Manuel Soares dos Reis, com o trabalho intitulado "Comportamento hidro-mecânico de solos compactados com diferente teor em água de compactação" e a Magda Cristina Rodrigues Roque, com o trabalho intitulado "Áreas mineiras degradadas. Metodologia para os estudos de caracterização e aplicação à mina de Sto António, Penedono".

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2010

No dia 26 de Abril de 2010, na Universidade do Minho, teve lugar o 1.º Encontro de Jovens Geotécnicos e onde foi entregue o primeiro Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2010 a Gonçalo Mendes Diniz Vieira, com o trabalho intitulado "Túneis do Troço 98º da Linha Vermelha do ML Projecto e Acompanhamento da Obra" e o Prémio Honorário a Rui Francisco Vieira M. Loureiro da Cruz, com o trabalho intitulado "Modelação Tridimensional do Comportamento do Aterro de Santa Eulália".